Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

A deficiência de ferro no organismo é a mais comum das causas da anemia, e pode ser corrigida com uma dieta da qual participam alimentos enriquecidos com ferro.

Uma amostra contendo 2 g de um cereal enriquecido com ferro (II) foi transferida para um frasco contendo solução aquosa de ácido sulfúrico e em seguida titulada com solução padronizada de KMnO4, conforme descrito na literatura. A equação iônica da titulação está representada a seguir:

MnO4 (aq) + 8H+ (aq) + 5Fe2+ (aq) → Mn2+ (aq) + 4H2O (l) + 5Fe3+ (aq)

Terminada a titulação, calculou-se que foram consumidos 0,00075 mol de KMnO4 . Sabendo que a massa molar do Fe é 56 g/mol, a quantidade, em g de ferro (II) na amostra analisada é

mostrar texto associado
Entre os elementos químicos encontrados no corpo humano, são classificados como não metais

A separação cromatográfica de duas substâncias é feita usando fase estacionária apolar e fase móvel polar de composição constante (água/propanol 40/60% v/v). Nessas condições, a substância “M” aparece com tempo de retenção (tR1) igual a 10,2 min, enquanto o tempo de retenção (tR2) da substância “N” é 15,2 min.

A respeito desse procedimento de separação, afirma-se que a(o)

O pentóxido de dinitrogênio se decompõe de acordo com a equação



Dois experimentos foram feitos visando a obter informação sobre a cinética de reação. Os resultados das experiências estão no quadro abaixo.



A partir dos dados do quadro, conclui-se que a expressão da lei de velocidade de decomposição do N2O5 é



Analisando o esboço da tabela periódica e a posição de cada elemento nos espaços em branco e sabendo que há uma relação entre a posição do elemento e a distribuição dos seus elétrons em subníveis e níveis na camada de valência, está INCORRETO afirmar que os átomos dos elementos situados no