Filtrar


Questões por página:
“Com foco nas mudanças evolutivas em populações, podemos definir a evolução em sua menor escala, chamada de microevolução, como mudanças nas frequências alélicas em uma população ao longo de gerações.” (Reece et al,2015)
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como
A imunidade pode ser entendida como a capacidade de defesa do nosso corpo contra a entrada e a multiplicação de microrganismos. Para fins didáticos, a imunidade pode ser classificada, quanto à sua produção, em passiva ou ativa, natural ou artificial.
Uma situação que exemplifica a imunidade passiva artificial é a
Leia o fragmento a seguir.
“O início da puberdade nas meninas
Por volta dos 8 anos, o hipotálamo libera um hormônio chamado _____, que atua sobre _____. Ali, inicia-se a produção de dois outros hormônios: o _____ e o _____.”
(Adaptado de Veja Saúde, mar/2016)
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento.

No citoplasma das células eucarióticas, as organelas agem de forma integrada, havendo um constante fluxo de moléculas entre elas.
Exemplo desse fluxo pode ser observado durante a produção de melanina no interior dos melanócitos (células da pele). Nessas células, mais especificamente no interior de vesículas chamadas melanossomos, a enzima tirosinase atua na transformação da tirosina – um aminoácido essencial – em melanina.
Observe o esquema que representa um melanócito e algumas de suas organelas.

Imagem associada para resolução da questão


(Junqueira, L.C & Carneiro, J. Histologia básica, 2013. Adaptado.)
Considerando a figura, o caminho percorrido pelas moléculas da enzima tirosinase, desde sua produção até sua entrada nos melanossomos, segue a sequência
Um casal apresenta, em suas famílias, indivíduos com um tipo de surdez hereditária cujo padrão de herança é autossômico recessivo. No casal, o homem é heterozigoto para este tipo de surdez e sua companheira tem audição normal, mas é filha de uma mulher heterozigota para a doença e de um homem normal homozigoto.
A chance deste casal ter uma criança surda é