Filtrar


Questões por página:
O ácido desoxirribonucleico (DNA) desempenha um papel vital na ciência forense, já que a análise do material genético presente em provas biológicas coletadas na cena de um crime pode servir para excluir indivíduos inocentes e condenar os culpados.
Sobre a natureza química e a constituição do material genético, analise os itens a seguir:

I. A molécula de DNA é um polímero de unidades menores chamada nucleotídeos. Cada nucleotídeo do DNA é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada.
II. Se uma molécula de DNA tem 34% de suas bases nitrogenadas correspondentes à guanina, então o percentual correspondente à citosina será, obrigatoriamente,16%.
III. A duplicação de uma molécula de DNA é dita semiconservativa porque origina duas moléculas filhas idênticas: uma molécula é composta por dois filamentos recém-formados de polinucleotídeos e, a outra, conserva os dois filamentos de polinucleotídeos da molécula original.

Está correto o que se afirma em
Um estudo internacional permitiu identificar, em um esqueleto de cerca de mil anos encontrado em Portugal, a existência de uma síndrome provocada por uma alteração cromossômica numérica. A análise do DNA do esqueleto utilizou diferentes metodologias e revelou a presença de cromossomos X e Y, na proporção de 2:1.
A descoberta tornou-se o registro mais antigo da síndrome de
O luminol é o mais eficiente detector de sangue oculto em cenas de crime. Esse composto reage quimicamente com o sangue, liberando energia (fótons) sob forma de uma luz azul, numa reação denominada quimiluminescência.
(Adaptado de: https://lasape.iq.ufrj.br/luminol.html)

O componente do sangue que reage com o luminol é o

Uma fumaça com um formato diferente chamou a atenção dos moradores de Capão Bonito, no interior de São Paulo.

A partir de um fenômeno chamado de “inversão térmica”, a fumaça de uma queimada na cidade ganhou um aspecto inusitado, se espalhando no céu em linha reta.

(Adaptado de G1-Itapetinga e região,20/05/2022)

Com relação à inversão térmica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Sua ocorrência é mais frequente no inverno.

( ) Esse fenômeno ocorre quando, após a passagem de uma frente fria, uma camada de ar quente fica sobre uma camada de ar frio, que está próxima ao solo.

( ) Com a inversão térmica, a concentração de poluentes na região mais próxima ao solo aumenta, agravando problemas respiratórios.


As afirmativas são, respectivamente,

Observe o gráfico a seguir. Nele está representada a distribuição fenotípica em uma população antes da ocorrência da seleção (curva superior) e após a seleção (curva inferior).


Imagem associada para resolução da questão

O tipo de seleção natural representado é a