Filtrar


Questões por página:
Em grandes cidades brasileiras, o aumento do custo de vida tem prejudicado diretamente as famílias de baixa renda, especialmente em relação à alimentação e transporte. Qual ação governamental pode contribuir para reduzir os efeitos desse problema?

Para Mankiw (2013), ao se pensar nos diversos tipos de bens existentes na economia, é útil agrupá-los segundo duas características: 1) O bem é excludente? As pessoas podem ser impedidas de usá-lo?; 2) O bem é rival? O fato de uma pessoa usar um bem reduz a possibilidade de que alguém mais possa usá-lo?



Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as categorias dos bens às suas respectivas características.



COLUNA I


1. Recursos comuns


2. Bens artificialmente escassos


3. Bens privados


4. Bens públicos



COLUNA II


( ) São excludentes, mas não rivais.


( ) Não são nem excludentes nem rivais.


( ) São rivais, mas não excludentes.


( ) São tanto excludentes quanto rivais.



Assinale a sequência correta.

Sobre os antecedentes históricos da intervenção do governo na economia, conforme Riani (2013), a visão de que o governo deveria assumir a responsabilidade por atividades de interesse geral, não porque o setor privado não seria capaz de provê-las, mas simplesmente porque ele não o faria, é atribuída a
Em 2023, o governo brasileiro retomou as discussões sobre a reforma do Imposto de Renda, com o objetivo de tornar o sistema tributário mais progressivo. Uma das propostas mais debatidas foi a atualização da tabela do Imposto de Renda para pessoas físicas. O principal impacto dessa medida seria:
Em relação aos papéis do governo na economia, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O papel alocativo do governo refere-se à sua função de corrigir falhas de mercado, como externalidades e bens públicos, alocando recursos de forma mais eficiente.
( ) A função estabilizadora do governo envolve a promoção da equidade por meio de políticas de redistribuição de renda.
( ) O papel distributivo do governo está associado à busca por estabilidade macroeconômica, incluindo o controle da inflação e do desemprego.

As afirmativas são, respectivamente,