Filtrar


Questões por página:
“O “jazz” da “Era do Jazz”, ou seja, uma espécie de combinação de negros americanos, “dance music” rítmica sincopada e uma instrumentação não convencional pelos padrões tradicionais, quase certamente despertou a aprovação universal entre a vanguarda”.

(Eric, Hobsbawnm. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914- 1991 – São Paulo: Companhia das Letras,1995. p 183).

Sobre as vanguardas culturais da primeira metade do século XX, assinale a alternativa correta:

Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.


Émile Jacques‐Dalcroze, Carl Orff, Zoltan Kodály, Edgar Willems e Shinichi Suzuki desenvolveram “métodos ativos musicais”, em que propõem a experiência direta do sujeito com a música, a partir da vivência de diversos elementos.

Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.


Para “ensinar música musicalmente”, como propõe Swanwick (2003), é necessário que se priorize inicialmente os símbolos musicais, pois a música é linguagem e possui uma simbologia própria, universal, que deve ser decodificada pelo intérprete.

O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue o item a seguir.


Jorge Antunes, maestro e compositor brasileiro, foi um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, nos anos 1960. Engajado politicamente, é de sua autoria a Sinfonia das Diretas, utilizando o som de buzinas em apoio às eleições diretas em 1984. Mais recentemente, compôs a Sinfonia dos Direitos, também com som de buzinas, e a ópera de rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco, em que critica a corrupção de políticos no Distrito Federal.

O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue o item a seguir.
A música concreta trata basicamente da manipulação de sons, e não da criação de sons.