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(Concurso Milagres/2018) “Essa era a “Frente Ocidental, que se tornou máquina de massacre provavelmente sem precedentes na história da guerra. Milhões de homens ficavam uns diante dos outros nos parapeitos de trincheiras barricadas com sacos de areia, sob as quais viviam como – e com – ratos e piolhos. De vez em quando seus generais procuravam romper o impasse. Dias e mesmo semanas de incessante bombardeio de artilharia – que um escritor alemão chamou depois de “furacões de aço” (Ernst Jünger,1921) – “amaciavam” o inimigo e mandavam para baixo da terra, até que no momento certo levas de homens saíam por cima do parapeito, geralmente protegido por rolos e teias de arame farpado, para a “terra de ninguém”, um caos de crateras de grandes inundações de água, todos de árvores calcinadas, lama e cadáveres abandonados, e avançavam sobre metralhadoras, que os ceifavam, como eles sabiam que aconteceria.” (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX,1914 – 1991, p.33) O texto acima melhor se aplica ao conflito da:
(Concurso Milagres/2018) “Qualquer cidadão comum que tenha andado pelas ruas de sua cidade e passado pelas praças públicas já se deparou, em algum momento de sua vida, com estátuas, bustos, hermas e monumentos que retratam nosso passado. Essa prática de culto aos grandes homens da História – os chamados „Vultos Nacionais?”. (ORIÁ, Ricardo. História publica e monumentos: a narrativa visual do passado nacional. IN: MENESES, Sônia; ALMEIDA, Juniele Rabêlo (org). História pública em debate: Patrimônio, Educação e mediações. São Paulo: Letra e Voz,2018, p.33). Considerando o texto acima, é correto afirmar sobre os monumentos brasileiros:
(Concurso Milagres/2018) “É preciso se referir àquilo que configura a prática. Os processo educativos São suficientemente complexos para que não seja fácil reconhecer todos os fatores que os definem. A estrutura da prática obedece a múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc.” (ZABALA, Antoni. A prática Educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1988, p.16). Sobre as diversas variáveis que configuram a prática educativa, podemos corretamente afirmar:
Nos últimos cinquenta anos têm acontecido um reconhecimento, pequeno embora, dos valores e direitos das comunidades e etnias “de margem”, que entre outros motivos, parte das agremiações e instituições de sindicatos e organização destes. A luta é constante e as barreiras ainda se mostram intransponíveis. Em 2014, aproximadamente em 24 Estados do Brasil cadastrou mais de 3500 comunidades quilombolas. É considerado Comunidade Quilombola o agrupamento de pessoas étnico-raciais, segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. A Constituição Federal do Brasil (1988) brasileiro reconhece a identidade dos quilombolas e o seu direito fundamental à:

Observe a charge a seguir e estabeleça a relação com as informações contidas abaixo, marque a opção que melhor estabelece diálogo com a mensagem passada pela charge: