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Pode se dizer que, em diferentes períodos históricos, a educação foi mitificada e utilizada em discursos salvacionistas. Os mitos da educação acabam sendo erigidos em razão de sua centralidade política e social. Segundo os principais historiadores da educação, em que período histórico essa mitificação encontrou sua afirmação máxima?
Historicamente, por alguns períodos a ideia de “educar” esteve fortemente atrelada à religião, como no período colonial. Todavia, houve um contexto histórico em que ideias hoje já consolidadas, como a de que a escola deve ser leiga (não religiosa) e livre (independente de privilégios de classe), foram trazidas à tona e realizadas como possibilidade de transformação social. A qual contexto histórico se faz referência?
Identifique os itens que correspondem a objetivos do desenvolvimento sustentável no campo social e assinale a alternativa correta.
I. Levar saúde e progresso cultural e material a todos.
II. Flexibilizar as leis trabalhistas para que as empresas possam recorrer a trabalhadores de países menos desenvolvidos.
III. Respeitar os modos de vida tradicionais (por exemplo, costumes, saberes e a forma de relação com a natureza).
IV. Harmonizar a exploração dos recursos, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais focadas no bem-estar social.
V. Combater a discriminação e práticas abusivas, como o trabalho infantil e o análogo à escravidão.
No Brasil, para promover a conscientização sobre vários temas, cada mês recebe uma cor para chamar a atenção sobre a prevenção e cuidados com a saúde do corpo. Maio e Setembro têm a mesma cor, mas não a mesma temática. O Maio Amarelo diz respeito à prevenção de _______________, e o Setembro Amarelo dá destaque ao _______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Em abril de 1988, quando Harmonia/RS foi elevado oficialmente a município, o Presidente da República em exercício era: