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Conhecimentos Gerais
“A natureza, concordava um observador na década de 1820, era ‘notavelmente simples em todas as suas ações, econômica em seus procedimentos e frugal em seus meios’. Porcos decênios depois, Karl Marx criticaria Charles Darwin por representar o estado selvagem do mundo animal como de livre-competição e por enxergar no mundo das plantas e dos bichos a própria sociedade inglesa, ‘com sua divisão de trabalho, competição, abertura de novos mercados, ‘invenções’, e a malthusiana ‘luta pela existência’’’.”
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). Trad. João Roberto M. Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.126.
O excerto acima, de autoria de Keith Thomas em O homem e o mundo natural, acusa uma fundamental ruptura entre os séculos XVII e XVIII no que diz respeito à relação entre seres humanos e natureza. Sobre essa ruptura, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao contrário daquilo que se fazia antes, os naturalistas começaram a estudar a natureza em si mesma, ao invés de percebê-la a partir de suas analogias e semelhanças com os seres humanos.
II. Ainda que essa nova abordagem se pretendesse objetiva, a convicção de que animais e vegetais tinham algum sentido religioso ou simbólico, permaneceu nas mentalidades dos camponeses da Era Vitoriana e dos intelectuais da época.
III. O fato de a investigação sobre a natureza ser conduzida a partir do axioma de que plantas e animais devem ser estudados enquanto tais, volta-se, de certo modo, à separação da sociedade humana e da natureza, defendida inicialmente pelos atomistas gregos Leucipo e Demócrito.
Assinale a alternativa correta.
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). Trad. João Roberto M. Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.126.
O excerto acima, de autoria de Keith Thomas em O homem e o mundo natural, acusa uma fundamental ruptura entre os séculos XVII e XVIII no que diz respeito à relação entre seres humanos e natureza. Sobre essa ruptura, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao contrário daquilo que se fazia antes, os naturalistas começaram a estudar a natureza em si mesma, ao invés de percebê-la a partir de suas analogias e semelhanças com os seres humanos.
II. Ainda que essa nova abordagem se pretendesse objetiva, a convicção de que animais e vegetais tinham algum sentido religioso ou simbólico, permaneceu nas mentalidades dos camponeses da Era Vitoriana e dos intelectuais da época.
III. O fato de a investigação sobre a natureza ser conduzida a partir do axioma de que plantas e animais devem ser estudados enquanto tais, volta-se, de certo modo, à separação da sociedade humana e da natureza, defendida inicialmente pelos atomistas gregos Leucipo e Demócrito.
Assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“A língua não é um instrumento de exclusão: em princípio, qualquer um pode aprender qualquer língua. Pelo contrário, ela é fundamentalmente inclusive, limitada apenas pela fatalidade de Babel: ninguém vive o suficiente para aprender todas as línguas. O que inventa o nacionalismo é a língua impressa, e não uma língua particular em si”.
ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras,2008, p.190.
O trecho acima, extraído do historiador e cientista político Benedict Anderson, trata de uma questão fundamental do contexto pós Segunda Guerra Mundial: a de que as revoluções vitoriosas se definiam em termos nacionais. O fortalecimento daquilo que denominou Comunidades Imaginadas foi fundamental para promover uma fraternidade no âmbito das fronteiras nacionais ainda que condições de exploração e de desigualdade permanecessem. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras,2008, p.190.
O trecho acima, extraído do historiador e cientista político Benedict Anderson, trata de uma questão fundamental do contexto pós Segunda Guerra Mundial: a de que as revoluções vitoriosas se definiam em termos nacionais. O fortalecimento daquilo que denominou Comunidades Imaginadas foi fundamental para promover uma fraternidade no âmbito das fronteiras nacionais ainda que condições de exploração e de desigualdade permanecessem. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
Concurso:
Prefeitura de Curuá -PA
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, segundo a Constituição Federal, é “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Vários são os tipos de preconceitos, entre eles a misoginia, que pode ser definida como
Concurso:
Prefeitura de Curuá -PA
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Em matéria intitulada “Podcasts: o novo hábito dos brasileiros”, a Revista Veja (https://veja.abril.com.br/economia/dino/podcasts-o-novo-habito-dos-brasileiros/) destaca a constante ascensão do uso dessa tecnologia, revelada no fato de que dos cerca de 120 milhões de internautas brasileiros,40% já a utilizaram. Entre as alternativas abaixo identifique a que melhor define um podcast.
Concurso:
Câmara de Aracaju - SE
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Todos os estados brasileiros possuem uma sigla oficialmente estabelecida; a sigla abaixo que está indicada corretamente é: