Filtrar


Questões por página:

(...) “Que seja imenso o campo das nossas sensações e intuições sensíveis, isto é, das representações obscuras no ser humano, de que não somos conscientes, ainda que possamos concluir indubitavelmente que as temos; que, ao contrário, as representações claras contenham apenas infinitamente poucos pontos acessíveis à consciência; que, por assim dizer, no grande mapa de nosso espírito só haja poucos lugares iluminados, isso pode nos causar espanto com relação a nosso próprio ser (...) O campo das representações obscuras é o maior no ser humano... frequentemente jogamos com representações obscuras e temos interesse em ocultar à imaginação objetos desejados ou indesejados; com mais frequência, porém, somos nós mesmos um jogo das representações obscuras, e nosso entendimento não pode se salvar dos absurdos em que é posto pela influência delas, ainda que as reconheça como engano.” (John Locke).


Inspirados a partir da leitura do texto e com seus conhecimentos sobre psicopatologias e métodos clínicos, assinale a única alternativa que se relaciona de forma correta com o pensamento do filósofo iluminista.

A Psicopatologia foca na questão do normal e do patológico, uma vez que “o conceito de normalidade psicológica e saúde mental implica um estado de bem-estar psicológico através do qual o indivíduo desenvolve as suas próprias capacidades e potencialidades, pode lidar eficazmente com o stress, trabalha de forma produtiva e com satisfação, sendo capaz de contribuir para a comunidade onde está inserido” (Carvalho Teixeira, 2005). Os vários critérios de distinção entre o normal e o patológico são:
A perda do contato com a realidade, com alucinações, delírios e discurso e comportamento desorganizados podem indicar sintomas de
João,19 anos, conheceu o crack por meio de amigos após ser dispensado da equipe de basquete. Com pouco tempo de uso, João deixou os estudos e a prática de esportes, passou a cometer furtos dentro e fora de casa e sua família tenta afastá-lo da cracolândia, sem sucesso.
As opções a seguir apresentam sintomas da dependência química, à exceção de uma. Assinale-a.
Os transtornos da personalidade (TP) são um grupo de doenças psiquiátricas em que a pessoa tem um padrão de pensamento e comportamento bastante rígido e mal ajustado. Cada TP é definido por prejuízos típicos no funcionamento da personalidade e traços de personalidade patológicos característicos. Jéssica, advogada de 27 anos, deseja permanentemente ser o foco da admiração de todos e acredita ter direito a um tratamento especial e a privilégios. Seus relacionamentos são superficiais e ela espera das pessoas a confirmação do quanto ela é única e superior.
É possível reconhecer em Jéssica as características do transtorno da personalidade