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“[...] O movimento tenentista (é) conhecido como o primeiro movimento político comandado pelos setores médios do Brasil [...]. A oposição ao pacto conservador da República Velha, com suas eleições fraudadas e restritas, era o ponto de união entre os tenentistas. Dentro do movimento, no entanto, conviviam desde as demandas liberais por voto secreto e por maior liberdade de imprensa até o desejo de um Estado forte como meio de se contrapor ao mandonismo rural. [...]”

SOUZA, Jessé de. A Elite do Atraso. Da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya,2017. p.130 (Adaptação).


Com base no trecho de Jessé de Souza sobre as bases sociais que culminaram no movimento brasileiro conhecido como Revolução de 30, é correto afirmar que

“O legado da Guerra Civil acabou sendo a transmissão para o negro de uma condição ambígua: a de não ser nem escravo nem cidadão. O negro passaria ainda muitos anos como um membro de um sistema de castas e viveria como um cidadão de segunda classe numa sociedade que, desde o século XVIII, tinha se manifestado a favor da proposta de que ‘todos os homens eram criados iguais’.”

NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual editora,1994. p.44.


A condição ambígua do negro na sociedade estadunidense após o término da Guerra Civil, de não ser nem escravo e nem cidadão, era explicada legalmente porque

“Densidade demográfica pré-colombiana bem inferior em média à da Indo-América nuclear, catástrofe demográfica irreversível em zonas tropicais baixas como a da costa brasileira: eis os fatores de peso na explicação de que o Brasil colonial na sua maior parte integrasse o setor afro-americano das Américas, não o indo-americano, no tocante à população e às formas de trabalho.”

CARDOSO, Ciro F. S. O Trabalho na Colônia. In: LINHARES, Maria Yedda. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Campus,1990. p.73.


Considerando o texto apresentado, a utilização da mão de obra de africanos escravizados no Brasil colonial é explicada pela

Leia o trecho a seguir.

”Os filósofos do século XVIII só concordavam em um único ponto: podiam discordar publicamente, usando a razão.”

ELIAS, Rodrigo, Dossiê Iluminismo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 9. Nº 104, maio 2014. p.17. Durante o século XVIII, conhecido como Século das Luzes, desenvolveu-se um movimento intelectual denominado Iluminismo, que buscou combater práticas até então aceitas.

São práticas combatidas pelo movimento Iluminista, EXCETO:

Leia o trecho a seguir. “No dia 10 de novembro de 1937, Vargas ordenou o cerco militar ao Congresso Nacional, impôs o fechamento do legislativo e outorgou uma nova Constituição para o país, substituindo a Constituição de 1934. Iniciava-se, desse modo, o governo ditatorial, que ficou conhecido como Estado Novo.” COTRIM, Gilberto. História Global Brasil e Geral. Volume único. São Paulo: Saraiva,2008. p.488.

Vargas governou ditatorialmente até 1945, quando a Guerra contra o nazifascismo na Europa foi, de certo modo, aproveitada pelos grupos liberais brasileiros para combater o “fascismo varguistas”. Assim, Vargas se antecipou aos adversários e tomou diversas ações que garantiram a abertura democrática, assim como marcaram as eleições para presidente.

Vargas estimulava um movimento popular que ficou conhecido como: