Questões de Concurso
Filtrar
3.078 Questões de concurso encontradas
Página 476 de 616
Questões por página:
No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.
A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue o item a seguir.
Quando de sua primeira viagem ao Caribe, o almirante Colombo concluiu ter atingido os objetivos que almejara: descobrir um novo continente e dar a ele o nome de América.
Julgue o próximo item, relativo à história política e econômica do período republicano brasileiro.
Os tenentes que compuseram o movimento tenentista propunham reformas sociais e defendiam o nacionalismo, em contraposição às classes médias urbanas apoiadoras dos grupos políticos responsáveis pela Revolução de 1930, como a Aliança Liberal.
Julgue o próximo item, relativo à história política e econômica do período republicano brasileiro.
O processo que levou à proclamação da República foi influenciado por grupos que consideravam o modelo republicano uma forma racional de governo e que valorizavam a meritocracia.
Considerando o contexto histórico da época Moderna apresentado no texto precedente, julgue o próximo item.
O descobrimento do Brasil se insere no contexto das práticas mercantilistas, que pressupunham a intervenção do Estado na implantação e na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas.
Considerando o contexto histórico da época Moderna apresentado no texto precedente, julgue o próximo item.
A produção dos engenhos das Alagoas na Capitania de Pernambuco voltava-se essencialmente ao consumo interno da população urbana que surgia na região, apesar da importância do açúcar para o comércio internacional da metrópole portuguesa.