Filtrar


Questões por página:
A Geografia Humana dedica-se ao estudo da relação entre a sociedade e o espaço, abordando a distribuição, dinâmica e organização das populações no planeta. Fenômenos como a transição demográfica, os fluxos migratórios (que redefinem culturas e territórios) e a rápida urbanização exigem do professor uma análise crítica das causas e consequências das desigualdades socioespaciais.
Correlacione os conceitos da Geografia Humana (Coluna I) com suas respectivas definições ou características (Coluna II).

Coluna I − Conceito

1. Transição Demográfica
2. Metropolização
3. Migração Pendular
4. Êxodo Urbano

Coluna II − Definição/Característica

(__) É o movimento populacional de saída de uma área rural (Êxodo Rural) ou de cidades menores em direção aos grandes centros urbanos, um fenômeno intenso no Brasil entre os séculos XX e XXI.
(__) Processo marcado pela passagem de elevadas taxas de natalidade e mortalidade para baixas taxas em ambas, resultando em alterações na estrutura etária da população (envelhecimento).
(__) Refere-se à expansão e à interconexão funcional das áreas urbanas, levando à formação de extensas aglomerações, como as regiões metropolitanas e as megacidades.
(__) É o deslocamento diário e rotineiro de trabalhadores e estudantes entre municípios vizinhos (ou bairros distantes) por motivos de trabalho ou estudo, sem mudança de residência permanente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses da Coluna I
Com base exclusivamente nas categorias centrais do pensamento geográfico adotadas como fundamentos metodológicos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, e sem considerar outras abordagens, assinale a alternativa CORRETA:
A dinâmica demográfica brasileira, marcada pela Transição Demográfica, provocou intensas alterações na estrutura populacional e na organização do espaço, sendo o envelhecimento populacional uma das consequências mais notáveis. A distribuição da população, por sua vez, reflete o processo histórico de ocupação, com acentuada concentração nas áreas litorâneas e nos centros urbanos, o que evidencia as desigualdades socioespaciais persistentes no território. O domínio desses temas é fundamental para a análise geográfica dos desafios brasileiros contemporâneos.

Considerando os aspectos demográficos e sociais da Geografia do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A análise da Geografia Econômica é fundamental para que os alunos dos Anos Finais compreendam a organização do espaço em função das atividades produtivas. A estrutura econômica moderna se baseia na interconexão dos setores, sendo o setor terciário (comércio e serviços) o de maior peso no Produto Interno Bruto (PIB) da maioria dos países desenvolvidos e do Brasil. A globalização e as novas tecnologias impulsionaram a Terceira Revolução Industrial e a Revolução Técnico-Científica-Informacional, transformando a agricultura (agronegócio) e a indústria, ao mesmo tempo em que aprimoraram a logística e os serviços, redefinindo as relações de trabalho e a regionalização econômica.

Considerando a organização setorial da economia e as transformações recentes nos modos de produção, assinale a alternativa CORRETA:
A diversidade cultural no Brasil possui profundas implicações na organização e gestão do território. O estudo dos povos indígenas, das comunidades quilombolas e de outros grupos tradicionais é indispensável para a compreensão da história e da formação socioespacial do país. A Constituição Federal de 1988 e a legislação infraconstitucional garantem direitos territoriais e culturais específicos a essas comunidades, os quais são essenciais para a manutenção de suas identidades e modos de vida, e que devem ser abordados criticamente pelo docente.
Com base nos fundamentos da diversidade cultural brasileira e nas garantias estabelecidas na Constituição Federal de 1988, analise as afirmações a seguir, assinalando (V), para as verdadeiras, e (F), para as falsas:

(__) As terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas são bens da União e a garantia do direito de posse permanente é inalienável, sendo-lhes assegurado o usufruto exclusivo das riquezas do solo, rios e lagos nelas existentes.
(__) O reconhecimento do direito territorial das comunidades remanescentes de quilombos está previsto na Constituição Federal (Art.68 do ADCT), mas a titulação das terras se restringe apenas às áreas já demarcadas ou regularizadas pelo Estado antes de 1988.
(__) O estudo da diversidade cultural em Geografia deve fomentar o relativismo cultural, um princípio que afirma a validade intrínseca de toda e qualquer manifestação cultural, combatendo assim o etnocentrismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo: