Questões de Concurso
Filtrar
3.161 Questões de concurso encontradas
Página 342 de 633
Questões por página:
1) Os desastres naturais de pequeno porte ou intensidade são caracterizados quando os danos causados são pouco importantes e os prejuízos consequentes são pouco vultosos e, por isso, são mais facilmente suportáveis e superáveis pelas comunidades afetadas.
2) Quanto à evolução, os desastres naturais são classificados em: súbitos, graduais e por somação de efeitos parciais. Os desastres súbitos caracterizam-se, sobretudo, pela velocidade de evolução do processo.
3) Os desastres naturais de evolução aguda são aqueles que resultam exclusivamente das ações antropogênicas ou de omissões humanas sobre o meio natural, e se originam do relacionamento do homem com os ecossistemas urbanos.
4) As chuvas ácidas, o incremento da poluição do ar provocada por camadas de inversão térmica, o efeito estufa e os bolsões de redução da camada de ozônio são desastres naturais relacionados com a geodinâmica terrestre interna.
5) No Brasil, existe maior prevalência dos desastres naturais cíclicos e de características sazonais, por isso são mais facilmente previsíveis.
Estão corretas :

Que sistema atmosférico foi responsável direto por essas chuvas, conforme se verifica na imagem?

Um automóvel acidentado desceu a ribanceira e parou na unidade de relevo B, situada aproximadamente numa altitude de 15 metros abaixo em relação à unidade A, que possui 30 metros de altitude. O acidente deixou o saldo de sete pessoas gravemente enfermas. Para fazer um relatório de ocorrência do acidente, seria correto dizer que a unidade de relevo terrestre A, onde se deu o choque dos veículos, é do tipo:

O que a figura está especificamente representando?
Leia o texto a seguir:
No Brasil, exceto para o cerrado, existe uma grande lacuna de conhecimento científico do fator combustível no comportamento do fogo. Isso ocorre pela carência de pesquisas e pela complexidade delas, em virtude da grande diversidade vegetal que existe dentro e entre os diferentes tipos de vegetação dos biomas brasileiros. Assim, o conhecimento dos biomas aliado ao fator combustível vegetal e à capacidade de previsão do comportamento do fogo são importantes para analisar a velocidade de propagação do incêndio, que é um fator de grande relevância para os combates.
Fonte: Apostila para Formação de Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf> Adaptado.
Observe as afirmações abaixo, analisando a propagação do incêndio de acordo com o tipo do Bioma, em relação ao tipo de vegetação, plantas vivas e seus restos vegetais no solo e teor de umidade, e assinale a CORRETA.