Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

As rochas terrestres estão continuamente em processo de transformação, sofrendo ação de erosão, deposição, litificação, metamorfismo, fusão, solidificação, intemperismo e pedogênese. Considerando o ciclo das rochas, analise as afirmações abaixo.

 

I. A atividade intempérica, erosão provocada pelos agentes climáticos, não provoca alterações significativas nas rochas submetidas aos processos de transformação ao longo do tempo geológico.

II. Quando ocorre o aumento da pressão e especialmente da temperatura em um determinado ponto, pode ocorrer a fusão parcial da rocha, ocasionando a formação de uma nova rocha ígnea.

III. Os processos de erosão, transporte e deposição geralmente não estão associados à formação de rochas, ambientes e outras estruturas sedimentares.

 

Está correto o que se afirma apenas em

A resolução 357/2005 do CONAMA dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Segundo esta resolução, águas salobras têm teores de salinidade
No que diz respeito às águas subterrâneas, quando a vazão (Q) é diretamente proporcional à carga hidrostática e inversamente proporcional à espessura da camada, tem-se o princípio do(a)
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir: “A composição química do basalto indica que esta rocha é rica em plagioclásio cálcio e ____________________ 1 . Para reconhecer se uma rocha é intrusiva ou extrusiva, é necessário avaliar seu(sua) ___________________2 . O ___________________ 3 é a rocha ígnea intrusiva mais abundante do mundo”.
Olivina e topázio, zircão e rutilo são exemplos de minerais que possuem respectivamente sistemas cristalinos