Filtrar


Questões por página:
“ Quantos somos? Como vivemos? Onde vivemos?”
A cada nova década estas e outras perguntas são respondidas pelo IBGE
( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com a realização dos censos demográficos. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, avalie as alternativas abaixo e marque com V” as verdadeiras e com “F” as falsas.

( ) Já somos mais de 190 milhões de habitantes e o 5º país mais populoso do planeta mas, a população brasileira cresce mais devagar.

( ) Os últimos dados mostram uma tendência de redução do ritmo de crescimento da população brasileira, com a diminuição das taxas de natalidade e aumento da expectativa média de vida. Este processo é chamado de transição demográfica avançado.

( ) As regiões que tiveram um maior aumento populacional foram respectivamente, a região Norte e Centro Oeste. Isto indica um fluxo de migração interna para estas regiões.

( ) No processo das migrações internas do Brasil verifica-se que desacelera a migração de nordestinos para o Sudeste, percebendo-se mesmo uma pequena migração de retorno. Os nordestinos deixam São Paulo e voltam para a sua região. Isto é em decorrência da abertura de novas frentes de trabalho, com a instalação de novas indústrias em outras regiões como,por exemplo, no Nordeste.

( ) As baixas taxas de fecundidade da população brasileira, de 1,9 filhos por mulher em idade fértil, têm ocasionado políticas de incentivo para que as mulheres sejam estimuladas a abandonar suas atividades profissionais, a fim de que ocorra um crescimento populacional.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de proposições verdadeiras e falsas:
O Brasil destaca-se no cenário mundial como uma das potências energéticas mundiais, tanto pela sua produção mas, principalmente pela diversificação de seu parque energético. A respeito da produção de energia do Brasil todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Questão Anulada
O mundo já é urbano. Mas de 50% da população mundial vive nas cidades. E nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como no Brasil. No nosso país este processo é marcante pois, de acordo com o censo 2010, 84% da população brasileira é urbana.

Sobre a urbanização brasileira, suas características e tendências podemos afirmar que:

I O fenômeno da urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos está diretamente relacionados com o processo da industrialização.

II Nos países subdesenvolvidos, como no Brasil, o processo de urbanização se intensificou e acelerou após 1950, com a pressão demográfica de um lado e a industrialização criando novos empregos nas cidades, exercendo uma “atração fatal” para as áreas rurais. Isto está relacionado ao êxodo rural com um crescimento exagerado das cidades, o “inchaço urbano.”

III No processo de globalização e avanços tecnológicos, onde o setor que mais cresce é o terciário moderno, ou seja, serviços altamente especializados, surgem as chamadas cidades globais como Londres, Tóquio e Nova York. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas cidades globais.

IV A rede urbana brasileira apresenta-se com características e problemas comuns a quase todas as cidades, independentes do seu tamanho e a sua distribuição espacial pelo território nacional é marcantemente homogênea e desconcentrada.

V Com o crescimento das cidades, o setor de atividades econômicas que mais se desenvolveu foi o secundário, que oferece empregos no comércio, em empresas financeiras, universidades, centros médicos-hospitalares, centros de pesquisas científicas e tecnológicas.

Estão corretas as proposições:

A regionalização do espaço brasileiro, oficializado pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divide o país em cinco macrorregiões geoeconômicas: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na região Nordeste os espaços geográficos são muito diversificados. A natureza e a história dividiram o Nordeste em sub-regiões, áreas menores que possuem uma série de características comuns que diferem uma das outras.

De acordo com o mapa, todas as sub-regiões estão identificadas e caracterizadas corretamente, EXCETO:


De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Saber, existem no Brasil seis grandes áreas que se caracterizam pelo predomínio de uma paisagem natural, são os Domínios Naturais ou Morfoclimáticos. Sobre eles e suas principais características, assinale as proposições corretas:

I O Domínio das Pradarias, localiza-seem uma área de planície inundável, solos férteis e coberto por uma vegetação de gramíneas. Por estar distante dos grandes centros industriais do país, apresenta uma menor interferência pelas atividades humanas.

II O Domínio da Caatinga, corresponde ao Sertão Nordestino e é constituído por formações xerófitas e arbustos espinhentos e caducifólios.

III As condições de aridez e a pequena diversidade biológica do Domínio da Caatinga explicam porque este domínio apresenta menores índices de degradação ambiental.

IV O Domínio de “Mares de Morros” recebe esta denominação em virtude da sua forma de relevo que se caracteriza por apresentar morros arredondados, intensamente desgastados pela erosão, correspondendo aos planaltos e serras do Sudeste que já estiveram recobertos por uma floresta tropical úmida, a Mata Atlântica, hoje quase totalmente devastada.

Estão corretas as proposições: