Questões de Concurso
Filtrar
3.203 Questões de concurso encontradas
Página 595 de 641
Questões por página:
Questões por página:
A posição geográfica do Brasil influencia na definição de suas características climáticas.
Sobre o exposto é correto afirmar, exceto:
Sobre o exposto é correto afirmar, exceto:
Leia os versos abaixo do poema “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.
“Essa cova em que estás / Com palmos medida.
É a conta menor / que tiraste em vida.
É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,
É a parte que te cabe / deste latifúndio.”
A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática.
“Essa cova em que estás / Com palmos medida.
É a conta menor / que tiraste em vida.
É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,
É a parte que te cabe / deste latifúndio.”
A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática.
As mulheres brasileiras estão ampliando sua participação no comando das famílias nas Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Porém, não é este o caso da Região Norte onde os índices são mais baixos. O Estado de Rondônia, por exemplo, apresentava o índice de 11,7% de mulheres chefes de família, enquanto a média da Região Nordeste chegava a 19,50% de mulheres no comando dos seus lares.
Sendo assim, marque a alternativa correta.
Sendo assim, marque a alternativa correta.
Há mais de um século, subordinados a relações quase servis de trabalho, reproduzindo as mesmas relações de geração em geração – num mesmo espaço da floresta extraindo látex, colhendo castanha-do-pará, sem ter precisado para isso mais do que pequenas clareiras namata – os habitantes da floresta lutam pela concretização das reservas extrativas que representam:
“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) foi uma solução de engenharia e um problema de geografia. O problema da linha foi solucionado, mas transformou-se numa falha econômica. Hoje, as silenciosas locomotivas, os trilhos enferrujados, e as sepulturas de milhares de trabalhadores que morreram para construir a linha permanecem como símbolo do esforço do homem contra as forças da natureza. A ferrovia é também um testemunho dos sonhos desfeitos dos ingleses e dos empresários americanos que pensavam que a estrada de ferro poderia dar lucro.”
(COOPER, Martin – História Viva, coleção Caminhos do Trem).
Em relação à Estrada Madeira-Mamoré é correto afirmar que: