Questões de Concurso
Filtrar
864 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 173
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Mouly (1993), devem-se considerar alguns fatores para que o processo de aprendizagem aconteça. Entre eles:
I - o corpo deve ter uma maturação para a realização de algo. Para receber um estímulo é preciso que haja uma maturidade biológica, mental e emocional para que a aprendizagem possa ocorrer.
II - A resposta que deu certo diante de um obstáculo é implantada no repertório de conhecimentos do indivíduo e, em situações semelhantes, ele tenderá a evocar o mesmo padrão de resposta que o levou ao êxito.
Estas definições correspondem a qual fator respectivamente?
I - o corpo deve ter uma maturação para a realização de algo. Para receber um estímulo é preciso que haja uma maturidade biológica, mental e emocional para que a aprendizagem possa ocorrer.
II - A resposta que deu certo diante de um obstáculo é implantada no repertório de conhecimentos do indivíduo e, em situações semelhantes, ele tenderá a evocar o mesmo padrão de resposta que o levou ao êxito.
Estas definições correspondem a qual fator respectivamente?
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Brião e Campanholo (2018), as funções executivas regulam o comportamento humano e correspondem ao conjunto de habilidades essenciais que permite ao indivíduo interagir com o mundo. Entre as alternativas listadas abaixo, correlacione corretamente as com suas definições.
I - Inibição
II - Planejamento
III - Fluência
IV -Flexibilidade cognitiva
( ) Capacidade de identificar e organizar ações sequenciadas e hierarquizadas que conduzam o indivíduo a um objetivo.
( ) Capacidade de conter uma resposta predominante, automática ou previamente aprendida que pode ser inadequada ou irrelevante no contexto atual, sendo responsável pelos comportamentos impulsivos.
( ) Capacidade de mudar o curso do pensamento ou das ações de acordo com as exigências ambientais. Requer que se explore conceitos e ações mudando suas condutas da maneira mais apropriada.
( ) Capacidade do indivíduo de emitir uma série de comportamentos de acordo com uma regra ou estrutura específica determinada pelo ambiente.
Marque a alternativa que contém a sequência correta:
I - Inibição
II - Planejamento
III - Fluência
IV -Flexibilidade cognitiva
( ) Capacidade de identificar e organizar ações sequenciadas e hierarquizadas que conduzam o indivíduo a um objetivo.
( ) Capacidade de conter uma resposta predominante, automática ou previamente aprendida que pode ser inadequada ou irrelevante no contexto atual, sendo responsável pelos comportamentos impulsivos.
( ) Capacidade de mudar o curso do pensamento ou das ações de acordo com as exigências ambientais. Requer que se explore conceitos e ações mudando suas condutas da maneira mais apropriada.
( ) Capacidade do indivíduo de emitir uma série de comportamentos de acordo com uma regra ou estrutura específica determinada pelo ambiente.
Marque a alternativa que contém a sequência correta:
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
Na Psicopedagogia, de acordo com Visca (2010), durante a EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), é importante observar três níveis que resultarão no primeiro sistema de hipóteses. Esse sistema será constituído pelos sintomas (com seus respectivos indicadores) e por algumas ideias acerca das causas atuais que os provocam. A temática compõe um desses níveis. Sobre ela, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
O modelo de Pichon-Rivière considera três configurações que são instâncias necessárias no processo do desenvolvimento e diante de cada nova aprendizagem. Assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
As dificuldades de aprendizagem podem surgir ao longo da vida escolar do estudante e tem causas multifatoriais que vão desde aspectos genéticos até sociais. Assim, considerando um caso hipotético de um estudante com dificuldades no estudo e a atividade terapêutica do orientador educacional, a ação deste profissional deve ser de: