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Um terreno é representado, fora de escala, na figura a seguir. Nela, os segmentos AB e EF medem 4 metros; o segmento FG é 5 metros maior do que o segmento CD; o polígono com vértices em CDHI é um quadrado; e a área total do terreno é de 220 m2 .
Imagem associada para resolução da questão

Para distribuir as obras que fará no terreno, o dono comparou, em termos percentuais, a área da parcela do terreno correspondente ao quadrado CDHI, em relação à área total do terreno. Ele obteve um valor percentual compreendido entre
A figura a seguir ilustra um portão feito com 6 ripas de madeira idênticas, colocadas na vertical, cada uma medindo 1,20 m de altura por 10 cm de largura. Elas foram colocadas a uma distância de 5 cm uma da outra. Para dar sustentação ao portão, duas outras ripas de 10 cm de largura foram colocadas em toda a extensão horizontal do portão, além de uma barra de ferro na sua extensão diagonal. Se toda a madeira usada para fabricar o portão for colocada em linha reta, teremos uma extensão total de:


Imagem: Matemática (Ensino Médio). I. Murrie, Zuleika de Felice.

A partir de um quadrado de lado 10 cm foi recortado um triângulo, restando a parte sombreada, conforme demonstrado na figura abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


A área dessa parte sombreada é igual a:

Um triângulo, cujos três ângulos internos medem 60º, tem medida de seu lado indicada por “L”, e altura indicada por “h”. Dessa forma, as medidas da altura “h”, da área “A” e do perímetro “P” desse triângulo, podem ser indicadas respectivamente por:
Em uma escola, a quadra de esportes, no formato retangular, tem área de 180 m2, sendo a diferença entre as medidas do maior e do menor lados dessa quadra igual a 3 m. A razão entre as medidas do menor e do maior lados dessa quadra de esportes é igual a