Filtrar


Questões por página:
Algumas patologias da audição apresentam configurações audiométricas características. Analise os resultados observados na audiometria tonal e associe com a provável patologia.
I - Perda auditiva condutiva, unilateral, ascendente. II - Perda auditiva neurossensorial, bilateral, profunda. III - Perda auditiva neurossensorial, unilateral, ascendente. IV - Perda auditiva neurossensorial, bilateral, simétrica, com entalhe em 6000HZ. V - Perda auditiva neurossensorial, moderada, simétrica, descendente. ( ) Otosclerose. ( ) Presbiacusia. ( ) Rubéola congênita. ( ) Doença de Ménière. ( ) Perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada.
Assinale a sequência CORRETA, considerando as associações realizadas, de cima para baixo.
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança que, na maioria das vezes, é mediada pelos pais, a partir de instrução verbal e contagem de histórias que veiculam os valores sociais da cultura em que está inserida. Considerando os inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Estratégias de reformulação do enunciado da criança e de formulação de perguntas no intuito de pedir clarificações, desde que não interrompam o tópico da conversação, são inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem infantil.
PORQUE
II – A ausência de inputs facilitadores é apontada como grande fator causal dos transtornos do desenvolvimento da linguagem (TDL).
Analisando a relação proposta entre as duas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA
A disfagia pode ser frequentemente observada em indivíduos com distúrbios neurológicos e prejudica a deglutição de alimentos, o que pode levar a complicações como engasgos, desnutrição e aspiração pulmonar. A disfagia é muito comum, por exemplo, em pacientes com doença de Parkinson. Após realizada a avaliação e diagnosticada a presença da disfagia, segue-se a terapia.

I - Entre as manobras facilitadoras e voluntárias da deglutição, como estratégia de reabilitação, pode ser utilizada a manobra de Masako.
II - No Brasil, o tratamento da deglutição é realizado por fonoaudiólogos, por meio da utilização de métodos que visam à compensação e à reabilitação, quando possível, das alterações no processo de deglutição.
III - Um terapeuta que solicita ao paciente disfágico que, no momento da deglutição, coloque a língua para fora e a prenda com os dentes, favorecendo, desse modo, a elevação laríngea e a constrição faríngea, de forma a promover maior proteção das vias aéreas inferior, está aplicando a manobra de Masako, como estratégia de reabilitação.

Analisando a relação proposta entre a três asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Uma paciente com queixa de dor miofascial, limitação de abertura bucal e disfunção das funções estomatognáticas iniciou o tratamento de fonoaudiologia. Como conduta, o fonoaudiólogo começou sua terapia com enfoque na redução da dor miofascial e da tensão corporal para adequação dos movimentos mandibulares e dos órgãos fonoarticulatórios, consequentemente melhorando as funções estomatognáticas. Foram passados alongamentos de todo o corpo, massagem na face e região cervical, termoterapia e adequação da função respiratória. Também foram transmitidos orientações e encaminhamentos para o serviço de odontologia e psiquiatria.

I - Pode-se afirmar que o caso é de um paciente com diagnóstico de DTM.
II - Pode-se observar que esse terapeuta teve uma conduta adequada e seu enfoque terapêutico foi o de proporcionar o relaxamento corporal e diminuir a dor nas regiões cervical e facial.
III - Em casos de pacientes com DTM, com presença de dor, tensão e limitação nos movimentos mandibulares, o primeiro objetivo da terapia deve ser a busca pelo alívio da dor e tensão e melhoras nos movimentos mandibulares.

Analisando-se a relação proposta entre a três assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
A paralisia facial é a perda temporária ou permanente dos movimentos da mímica facial em decorrência do acometimento do nervo facial. São vários os fatores que influenciam a evolução das lesões do nervo facial. Entre as alternativas abaixo, qual pode ser considerada a condição que mais frequentemente provoca paralisia facial?