Filtrar


Questões por página:
Existe um caloroso debate sobre o Aquecimento Global, pois alguns cientistas defendem a ideia de que o homem não possui influência nenhuma nesse fenômeno. A grande maioria dos pesquisadores, contudo, afirma que as ações do homem são causas direta para as mudanças climáticas. A temática é tão importante que envolve as mais diferentes escalas, até políticas locais como tentativas de legislações globais. Atualmente, a grande maioria dos pesquisadores que defendem a ação do homem como importante causa do Aquecimento Global, apresenta a seguinte característica do fenômeno.
Visualizar Questão Comentada
O problema com as mudanças climáticas globais acusa o aquecimento global como justificativa, embora saibamos que causa naturais são consideradas também. Sobre essas causas naturais, coloque verdadeiro ou falso e escolha uma alternativa:

( ) Temos as causas antropogênicas como emissão de gases estufa.
( ) Temos os fenômenos El Niño e La Niña, que alteram as temperaturas das águas oceânica, bem como o processo de deriva continental, que pode alterar a dinâmica atmosférica.
( ) Temos a alteração no ciclo solar que é a variação de intensidade do vento solar e do campo magnético solar. Podendo causar variação de temperatura na estratosfera.
( ) Temos o fenômeno astronômico de variação orbital, que é o aumento ou a diminuição das radiações solares devido às variações no movimento da Terra em relação ao sol.
Com relação a tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, julgue o item.

Entre os fatores que explicam o aquecimento global, inclui-se a emissão de gases poluentes na atmosfera, os quais ampliam o efeito estufa.
mostrar texto associado
Considerando o tema do texto acima e assuntos correlatos, julgue o item.

O vapor d'água é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa, o que desmonta a tese de participação antropocêntrica no aquecimento global.
mostrar texto associado
Considerando o tema do texto acima e assuntos correlatos, julgue o item.

Apesar de a criação do Pnuma ter ocorrido em 1972, a noção do que hoje se denomina desenvolvimento sustentável só surgiu na Rio-92, conferência sobre o meio ambiente que contou com a participação de mais de cem chefes de Estado.