Filtrar


Questões por página:
A partir dos anos 90, a construção civil perdeu força e não era mais a grande propulsora da economia local. Foi aí que entrou o setor de ______, que atualmente é o setor que mais contribui para a economia do Distrito Federal (adaptado de GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL,2022).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A cultura de Brasília se mistura à sua história, à história de sua construção e à arquitetura e ao urbanismo (adaptado de GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL,2022). Entre as afirmativas a seguir, identifique aquelas que correspondem a monumentos históricos ou museus localizados no Distrito Federal.

I. Museu do Catetinho
II. Museu do Ipiranga
III. Museu Vivo da Memória Candanga
IV. Instituto Inhotim
V. Memorial dos Povos Indígenas

Assinale a alternativa correta.
No que se refere à divisão administrativa do Distrito Federal (DF), analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O DF é composto por trinta e três municípios, os quais possuem prefeituras e subprefeituras.
( ) Brasília não é dividida em cidades e bairros, portanto, não há prefeituras.
( ) A capital é composta por trinta e três Regiões Administrativas (RA) dependentes do Governo do DF.
( ) São exemplos de RA o Plano Piloto, Cruzeiro, Planaltina e Vicente Pires.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A construção da nova capital teve início em 1956, no comando do presidente ______. Com a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e o projeto de lei 2.874, o governo lançou o edital do Concurso Público para a construção do Plano Piloto. ______ foi o vencedor do projeto urbanístico e ______ o autor dos principais projetos arquitetônicos da cidade. No dia 21 de abril de 1960, a estrutura básica da cidade está edificada e Brasília então é inaugurada (adaptado de IBGE,2022).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O mês de janeiro terminou sendo o mês mais chuvoso da história da cidade de Belo Horizonte, desde o início da medição climatológica há 110 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A capital mineira completou 121 anos em dezembro de 2019. Até agora, o primeiro mês de 2020 acumulou 932,3 milímetros de chuva na cidade, de acordo com o INMET. O recorde anterior era de janeiro do ano de 1985, quando o acumulado do mês foi de 850,3 milímetros. São fatores que contribuem para as enchentes, EXCETO: