Filtrar


Questões por página:
Sobre os regimes de uso da mão de obra no Amapá, nos séculos XVIII-XIX, é correto afirmar que

Desde o período colonial, ocorreram conflitos entre Portugal e outras nações europeias (Espanha, França, Inglaterra, Holanda) na foz do rio Amazonas, visando a ocupação, a defesa e a exploração das potencialidades das terras recém-descobertas, sendo construídos fortes para garantir a defesa desse espaços.

Em relação a esses conflitos, analise as afirmativas a seguir.


I. O território português foi alvo de investidas francesas, holandesas e inglesas nos séculos XVII e XVIII, a partir das margens do rio Oiapoque.

II. Dada a fluidez das fronteiras da Amazônia colonial portuguesa, colonos, indígenas e jesuítas portugueses e franceses enfrentaram-se com frequência.

III. A atividade catequética de franciscanos e jesuítas foi uma estratégia político-militar da Coroa portuguesa para ocupar o vasto território das terras do Cabo Norte.


Está correto o que se afirma em

“Após cerca de 25 anos de espera, o trecho de 855 km da Ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis, a 55 km de Goiânia, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (22)”. (www.g1.globo.com,22/05/2014).

Quando estiver concluída, serão 3500 quilômetros de trilhos da Ferrovia Norte-Sul, que é um importante eixo ferroviário criado para:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
A redução do número total de pessoas ocupadas em estabelecimentos agropecuários em Goiás a partir da década de 1980 está associada à:
A construção de Goiânia está inserida em um período de alterações na política nacional. O contexto histórico que envolveu o processo de construção da nova capital de Goiás estava inserido no momento político brasileiro: