Filtrar


Questões por página:
Na região do Guaporé, durante o período colonial, a sociedade era comandada por uma elite branca que
Visualizar Questão Comentada
Entre 1647 e 1651, o bandeirante Antonio Raposo Tavares realizou uma das maiores expedições geográficas da história, uma viagem de São Paulo a Belém, percorrendo mais de 5.000 km pelos sertões do continente americano. Essa expedição revelou acessos do sul do Brasil para a Amazônia e a importância do Rio Madeira e sua ligação com os altiplanos andinos.
(http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-16072007- 123916/en.php)

Devido à posição estratégica, a Coroa portuguesa determinou a ocupação do vale do rio Madeira, entre outros, por
mostrar texto associado

Com referência ao assunto abordado no texto, julgue o item que se segue.

De acordo com dados oficiais, entre os fatores que contribuíram para que o estado de Pernambuco alcançasse os resultados mencionados no texto incluem-se a redução das taxas de abandono escolar, das distorções de idade/ano escolar bem como das diferenças de proficiência entre escolas de nível socioeconômico alto e baixo.

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado

Com referência ao assunto abordado no texto, julgue o item que se segue.

Segundo a imprensa local, os índices alcançados pelo estado de Pernambuco na educação básica estão associados, entre outros fatores, à instituição, no estado, da maior rede de ensino integral do país.

Sobre atividades econômicas do Mato Grosso, considere: I. A borracha natural tem sido foco de incentivos do Governo, que quer agregar valor à borracha produzida no Estado, com beneficiamento e industrialização. II. Extensas áreas do extremo norte do Estado têm sofrido desmatamento do cerrado para a expansão da soja e da cana-de-açúcar. III. O Estado se apresenta como o maior produtor de diamante do Brasil e também se destaca pelas pedras coradas, como a ametista, o quartzo rosa, a ágata e a turmalina que fazem nascer importante setor joalheiro. Está correto somente o que se afirma APENAS em