Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

Sobre a população indígena do estado do Tocantins, é correto afirmar que

I. como berço da civilização Guarani, o estado conserva várias tribos desta etnia em terras protegidas, principalmente na região do rio Xingu.

II. na reserva Raposa Serra do Sol há um dos mais acirrados conflitos por posse de terras no Brasil, envolvendo indígenas e fazendeiros.

III. Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô-Canela, Apinajé e Pankararu são etnias indígenas distribuídas em mais de 8O aldeias existentes no estado.

IV. somente em reservas indígenas, o estado possui cerca de 2 milhões de hectares protegidos, onde uma população de 10 mil indígenas preserva suas tradições, costumes e crenças.

Estão corretas apenas as afirmativas

No Brasil, durante a década de 1970, quando o poder estava sob o comando dos militares, o quadro político do Rio Grande do Norte foi marcado pela chamada “Paz Pública”, que significou
Quando se analisam as relações entre o poder central (imperial) e o poder local (provincial) durante o período regencial, observa-se que, no Rio Grande do Norte, esse período foi caracterizado pela

O Rio Grande do Norte apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas, tais como a carcinicultura, a fruticultura irrigada, a indústria de alimentos e bebidas, entre outras. Sobre a questão ambiental no Rio Grande do Norte, analise as proposições abaixo:

I A desertificação da terra é um processo resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas que promovem o desmatamento. No Rio Grande do Norte, a região do Agreste é a mais afetada pela desertificação, e, dentre as atividades responsáveis por esse processo destacam-se as do setor cerâmico e as da mineração.

II O aquecimento econômico do setor da construção civil, na última década, trouxe benefícios a diversos municípios do estado, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse setor leve em conta, em seu desenvolvimento, o uso e os limites de sustentabilidade dos recursos ambientais.

III A expansão das áreas urbana e industrial provocou forte impacto na qualidade dos recursos hídricos, e o principal vetor de contaminação das águas é a falta de saneamento (coleta e tratamento de esgoto). Por esse fato, os rios Potengi, Jundiaí, Pitimbu, Maxaranguape, Ceará Mirim, Doce e Pirangi estão altamente contaminados e com suas águas impróprias para o consumo humano direto.

IV Uma ferramenta eficaz para combater os principais problemas ambientais das cidades é levá-los ao conhecimento dos seus cidadãos de modo que estes possam exigir o cumprimento das leis vigentes, tais como as que possibilitam as construções em dunas, faixas de praias e manguezais.

V A carcinicultura foi implantada, inicialmente, em áreas de mangues já desmatadas por pequenas e antigas salinas e, posteriormente, expandiu-se para as demais áreas estuarinas do estado.

Estão corretas apenas as afirmações:

No Rio Grande do Norte, são desenvolvidas diversas atividades econômicas, algumas modernas, outras tradicionais. Na atualidade, as atividades econômicas desenvolvidas no Rio Grande do Norte e os principais municípios sedes dessas atividades são: