Filtrar


Questões por página:

Considere a imagem e o texto sobre a Usina Hidrelétrica de Xingó.


Imagem associada para resolução da questão


Localizada entre Alagoas e Sergipe, a Usina Hidrelétrica de Xingó é operada a fio d’água – o mesmo volume que entra nela, acaba saindo. Com capacidade de armazenamento de 3,8 trilhões de litros em seu reservatório, Xingó tem uma potência instalada de 3.162MW. A hidrelétrica está entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).


Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e- -eventos/noticias/hidreletrica-de-xingo-al-se-continuara-com-a- -defluencia-de-1-000m3-s-em-fevereiro. Acesso em: 28 jan.2025. Adaptado.



A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada no leito do Rio

Visualizar Questão Comentada
A insurreição de 13 de julho de 1924 em Sergipe está descrita da seguinte forma pelo verbete biográfico de sua principal liderança – Maynard Gomes, produzido pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea Brasileira (CPDOC).

Liderando o movimento, Maynard Gomes, João Soarino e Eurípedes Lima acertaram a deflagração do levante para a madrugada do dia 13 de julho. […] Desmembrado em três companhias comandadas pelos líderes do levante, o contingente do 28º BC tomou o palácio do governo, depondo o presidente do estado, Graco Cardoso. Em seguida, os revoltosos ocuparam o quartel de polícia, a cadeia pública, o telégrafo, a estação da Companhia Ferroviária Leste Brasileiro, a Companhia Telefônica e a estação de energia elétrica, consumando seu controle sobre a capital.
LEMOS, R. Augusto Maynard Gomes. CPDOC – FGV. Biografias. p.4. Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/ dicionarios/verbete-biografico/gomes-augusto-maynard. Acesso em: 24 jan.2025. Adaptado.


A revolta foi posteriormente reprimida por forças leais ao governo, e seus líderes foram presos.
Tendo em vista o contexto histórico e político da época, a insurreição militar descrita procurava localmente
Considere o texto a seguir sobre a expansão urbana de Aracaju.

A cidade de Aracaju no início da década de 1940 possuía uma população urbana de cerca de 65.692 habitantes, representando […] 30,3% da população do estado de Sergipe, com uma taxa de crescimento entre os anos de 1940 e 1950 considerada alta […] Muito desse aumento populacional também ocorreu em virtude de correntes migratórias vindas do interior, em busca de emprego e melhores condições de vida […].
PÉROLA DANTAS BARROS, M. L. Um passeio pela Aracaju dos anos 1940. Boletim Historiar, v.8, n.1, p.50,2021.


A atividade econômica concentrada na capital que justifica o adensamento demográfico, no enquadramento histórico abordado, é o desenvolvimento da(o)
Visualizar Questão Comentada
O texto a seguir apresenta uma descrição da vila de São Cristóvão, em Sergipe, feita pelo padre Gonçalo Soares da Franca, em 1724.

Jaz situada esta freguesia entre os dois Rios Vaza-barris e o de Sergipe, que faz barra na Cotinguiba. […] Todo o distrito da Cidade de Sergipe lhe pertencia, hoje pertence a Cotinguiba a paróquia de Nossa Senhora do Socorro, com quem pelo Norte parte a sobredita freguesia de Nossa Senhora da Vitória. Numera pessoas sete mil seiscentos e setenta e seis. Homens mil e seiscentos. Mulheres mil e oitocentos e cinquenta e seis. Criados vinte. Escravos quatro mil e duzentos.
FRANCA,1724 apud MENEZES, W. História da capitania de Sergipe através de textos e documentos. Aracaju: Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura,2021. p.115. Adaptado.


A descrição feita por Gonçalo Soares da Franca aponta aspectos de uma sociedade
Em fevereiro de 2024, o Executivo federal enviou ao Congresso um projeto de lei que cria o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. A reportagem a seguir, da Agência Câmara, detalha seus objetivos declarados.
São objetivos do plano:

• diminuir as desigualdades sociais;
• gerar emprego e renda;
• reduzir as taxas de mortalidade materno-infantil;
• reduzir a taxa de analfabetismo;
• melhorar as condições de habitação na região;
• universalizar o acesso ao saneamento básico;
• universalizar o acesso à educação infantil e ao ensino fundamental e médio;
• fortalecer o processo de interiorização do ensino superior;
• garantir a implementação de projetos para o desenvolvimento tecnológico;
• garantir a sustentabilidade ambiental; • reforçar a infraestrutura hídrica da região;
• fortalecer a infraestrutura logística da área de atuação da Sudene; e
• fomentar ações de inclusão socioprodutivas.

BRASIL, Emanuelle. Projeto cria Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Câmara Notícias, 5 fev.2024. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1034442-PROJETO-CRIA- -PLANO-REGIONAL-DE-DESENVOLVIMENTO-DO-NORDESTE. Acesso em: 18 jan.2025.

A análise dos objetivos descritos revela uma visão de desenvolvimento que