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A legislação brasileira reconhece a importância da família no processo de educação inclusiva, entendendo que ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e no aprendizado dos alunos com deficiência. A família é vista como um parceiro indispensável da escola, devendo participar ativamente do planejamento e da implementação das ações educacionais voltadas para esses alunos.

Segundo a legislação brasileira para a educação inclusiva, assinale a afirmação correta acerca do papel da família no processo educacional dos alunos com deficiência.
O sub-rendimento escolar entre alunos com altas habilidades pode estar relacionado a uma série de fatores individuais, familiares, sociais e oriundos do ambiente escolar. Compreender esses fatores é fundamental para identificar e atender adequadamente os alunos com altas habilidades que estão enfrentando dificuldades acadêmicas.
Avalie se os fatores associados ao sub-rendimento escolar de alunos com altas habilidades incluem:

I. falta de habilidades cognitivas superiores:
II. falta de apoio emocional da família:
III. sentimento de isolamento:
IV. falta de pertencimento ao grupo social.


Estão corretos apenas os fatores
As características dos alunos com altas habilidades/superdotação vão além das habilidades cognitivas elevadas, abrangendo também aspectos emocionais e sociais que podem influenciar seu desenvolvimento e aprendizado. É importante compreender essas características para oferecer um atendimento educacional adequado a esses alunos.

A seguinte característica é frequentemente observada em alunos com altas habilidades/superdotação:
As concepções atuais de inteligência vão além da visão tradicional que a define como a capacidade de resolver problemas de forma lógica ou matemática. Autores contemporâneos têm proposto conceitos mais amplos, que consideram a inteligência como a capacidade de se adaptar, aprender com experiências, compreender contextos complexos e interagir de maneira eficaz com o ambiente.

De acordo com as concepções atuais de inteligência, sob essa perspectiva mais ampla, a inteligência é
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento fundamental para a Educação Especial Inclusiva, pois visa a garantir um atendimento educacional específico e adequado às necessidades de cada aluno. No contexto das altas habilidades, o PEI também desempenha um papel importante, pois permite a elaboração de estratégias e atividades que estimulem e desenvolvam as potencialidades desses alunos.

A principal finalidade do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com altas habilidades na perspectiva da Educação Especial Inclusiva é