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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação, que são:
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De acordo com o artigo 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, essa etapa de ensino abrange a população na faixa etária:

Colocam o aluno como protagonista da própria aprendizagem. Nessas abordagens, o estudante participa do planejamento, da execução e, por vezes, da avaliação do processo educativo. Com foco na autonomia, no pensamento crítico e na colaboração, tornam o ensino mais dinâmico e preparam o aluno para os desafios do mundo real.

Essa é a caracterização do que se denominam:

Sacristán (2000, p.32) afirma que o currículo é a expressão da função socializadora da escola. Nesse sentido, cria uma gama de usos, de modo que é elemento imprescindível para compreender o que costumamos chamar de prática pedagógica.

Ainda segundo essa perspectiva, o currículo:

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De acordo com o artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), a pessoa “que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso”, denomina-se: