Filtrar


Questões por página:
Na escola contemporânea, não há mais espaço para um processo avaliativo que busca obter resultados apenas classificatórios. “Classificações essas que são registradas e podem ser transformadas em números e, por isso, adquirem a possibilidade de serem somadas e divididas em médias” (Luckesi,1999, p.34). A superação dessa lógica exige um ensino focado na aprendizagem, que contribua para a formação de um sujeito consciente de seu papel social.


Para que isso aconteça, é preciso que
Visualizar Questão Comentada
Segundo a LDBEN nº 9.394/96 em Art.1º: A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.


De acordo com o artigo citado, a escola e os profissionais da educação cumprem a função social da escola, quando


Imagem associada para resolução da questão


Está CORRETO o que se afirma em
A história da Educação no Brasil passou por muitas etapas e nem sempre privilegiava a educação popular. Nos anos 60, o Movimento de Educação de Base (MEB) ligado à Igreja Católica e suas atividades ficavam sob a responsabilidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desenvolvia um projeto de alfabetização baseado na comunicação, objetivando conscientizar o povo para promover mudanças e melhorias na sua condição de trabalho. Em 1962, o pernambucano Paulo Freire desenvolveu, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, um método para alfabetizar adultos.


Analise as afirmativas sobre em que consistia a elaboração e execução desse processo de ensino e aprendizagem.


Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão

Estão CORRETAS apenas
O Projeto Pedagógico é legitimado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9.394/96 em seu Art 12º que preconiza a construção do projeto político- pedagógico e, desde então, garante a
Autor do movimento chamado Pedagogia Crítica, Paulo Freire defendia que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante, incentivando a criticidade. Em seu livro de maior sucesso, ‘Pedagogia do Oprimido’ (1968), o filósofo afirma que a educação é um ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica, transformadora e diferencial.

Podemos concluir que, para Paulo Freire,