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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Vigotski ao estudar o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano observa que a idade escolar começa quando a criança se encontra em meio a um momento de virada, de mudança. E esse momento é descrito como a crise dos sete anos. ( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, a crise dos sete anos é marcada pela perda da espontaneidade. Nesse momento do desenvolvimento ocorrem novas e importantes formações psíquicas, e a criança assume uma atitude ativa e reflexiva. ( ) Na idade escolar há uma crescente distinção entre o mundo interno e o externo, e a criança passa a utilizar mais o discurso interno, como uma função psicológica superior ainda em constituição, mas já constituída do ponto de vista da idade em que ela se encontra. ( ) Na idade escolar ocorre a formação de uma fronteira mais específica, no psiquismo da criança, entre o mundo do outro e o seu próprio mundo. Ela passa a agir, interagir e a refletir sobre o seu agir. ( ) A inserção de uma nova formação na criança, que é a capacidade que ela passa a ter de refletir sobre sua ação, instaura uma nova capacidade, a de generalizar suas vivências, de construir uma consciência de si. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Os documentos oficiais, publicados pelo Ministério da Educação, relacionados ao trabalho com as crianças matriculadas na Educação Infantil orientam que:
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil apresentam elementos que buscam contemplar, além da concepção de criança, discussões que abarcam: 1. A concepção de pedagogia da Educação Infantil. 2. O debate sobre a qualidade da educação em geral e o debate específico no campo da educação da criança de 0 até 4 anos. 3. Os resultados de pesquisas recentes. 4. A qualidade na perspectiva da legislação e da atuação dos órgãos oficiais do país. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil foram elaborados para os sistemas educacionais e para as instituições de educação infantil no Brasil, com o intuito de estabelecer uma referência nacional que subsidie os sistemas na discussão e implementação de:
Qual das pedagogias listadas abaixo constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais e que se consolida na contemporaneidade, a partir de uma crítica histórica, política, sociológica e antropológica aos conceitos de criança e infância?