Filtrar


Questões por página:
As novas tendências apontam para uma necessidade de formação de um professor reflexivo no contexto contemporâneo, que repensa, constantemente, sua prática, ressignificando sua formação inserida em três processos de desenvolvimento: o pessoal, o profissional e o organizacional. Analise as afirmações a seguir.
I. Mobilizar vários saberes por meio de ações sobre os saberes de sua prática reflexiva; saberes de uma teoria especializada; saberes de uma militância pedagógica.
II. Repensar, constantemente, sua prática, reconstruindo uma identidade pessoal, valorizando um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas que realiza e sobre as experiências compartilhadas.
III. Transformar a escola em um espaço de trabalho e formação, propiciando a constituição de redes de formação contínua, cujo primeiro nível é a formação inicial.

A alternativa que relaciona, corretamente, as afirmações com as esferas de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional é
A contemporaneidade e seu contexto suscita à praticam pedagógica, um número crescente de demandas, levando o educador do século XXI a repensar a sua atuação em sala de aula e os enormes desafios profissionais que enfrenta a fim de atender as exigências do contexto atual. Diante do exposto, a formação do educador no contexto contemporâneo deve levar em conta
A formação de um professor crítico-reflexivo é a formação de um professor autônomo, não dono da verdade, mas que procure refletir sobre suas ideias, suas práticas e suas metodologias, ou seja, a formação de um professor crítico-reflexivo é a formação de um professor
Ter uma ação em sala de aula desenvolvida de modo a pautar seu trabalho em torno de uma prática pedagógica crítico-reflexiva significa
Já faz parte do nosso vocabulário, falar de ética profissional ou de sua ausência em meio à sociedade. A ética, na prática pedagógica, por exemplo, tende a valorizar os conhecimentos dos educandos e harmonizar a convivência entre todos que, ali, se encontram inseridos. Um exemplo de indivíduo que age buscando contemplar a ética é