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Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de 2004, foram pensadas para a Educação Básica e, em especial, para as instituições de nível superior que trabalham com a formação inicial e continuada de professores(as). Nas referidas diretrizes, constam princípios que precisam ser seguidos por sistemas de ensino, unidades escolares e professores(as). Identifique esses princípios e assinale a alternativa correta.
I. Consciência política e histórica da diversidade II. Fortalecimento de identidades e de direitos III. Propostas que visem segregar a população negra que sofre discriminação IV. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações
I. Consciência política e histórica da diversidade II. Fortalecimento de identidades e de direitos III. Propostas que visem segregar a população negra que sofre discriminação IV. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações
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Pedagogia
A gestão democrática na escola consiste em um exemplo de gestão que busca a participação do coletivo no momento de realizar determinadas ações na instituição de ensino. Sendo assim, os(as) professores(as), funcionários(as), gestores(as), estudantes, familiares e colegiados podem opinar a respeito das decisões. Identifique quais dos princípios abaixo norteiam a gestão democrática e assinale a alternativa correta.
I. Igualdade II. Liberdade III. Participação IV. Centralização das decisões V. Meritocracia
I. Igualdade II. Liberdade III. Participação IV. Centralização das decisões V. Meritocracia
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Pedagogia
De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Atribuições de autonomia universitária poderão ser estendidas a instituições que comprovem alta qualificação para o ensino ou para a pesquisa, com base em avaliação realizada pelo poder público.
( ) Caberá à União assegurar, anualmente, em seu orçamento geral, recursos suficientes para manutenção e desenvolvimento das instituições de Educação Superior por ela mantidas.
( ) As instituições públicas de Educação Superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.
( ) Em qualquer caso, os docentes ocuparão 90% dos assentos em cada comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e de modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes.
( ) Nas instituições públicas de Educação Superior, o professor é obrigado a lecionar o mínimo de 14 horas semanais de aulas.
( ) Atribuições de autonomia universitária poderão ser estendidas a instituições que comprovem alta qualificação para o ensino ou para a pesquisa, com base em avaliação realizada pelo poder público.
( ) Caberá à União assegurar, anualmente, em seu orçamento geral, recursos suficientes para manutenção e desenvolvimento das instituições de Educação Superior por ela mantidas.
( ) As instituições públicas de Educação Superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.
( ) Em qualquer caso, os docentes ocuparão 90% dos assentos em cada comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e de modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes.
( ) Nas instituições públicas de Educação Superior, o professor é obrigado a lecionar o mínimo de 14 horas semanais de aulas.
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Pedagogia
Identifique quais dos itens abaixo completam corretamente o texto e assinale a alternativa correta. As Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais, ao reconhecerem a importância do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica e na Educação Superior, apresentam, entre seus objetivos, proporcionar uma educação que forme cidadãos conscientes na manutenção de uma sociedade:
I. eurocêntrica. II. democrática. III. multicultural. IV. pluriétnica.
I. eurocêntrica. II. democrática. III. multicultural. IV. pluriétnica.
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Pedagogia
Identifique as finalidades da Educação Superior, de acordo com o artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e assinale a alternativa correta.
I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento linear.
II. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
III. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual segmentada e sistematizadora do conhecimento de cada geração.
I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento linear.
II. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
III. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual segmentada e sistematizadora do conhecimento de cada geração.