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Em uma escola de Ensino Médio, a professora Ana iniciou a implementação do uso de tablets para que os alunos desenvolvessem projetos interdisciplinares.
Ela incentivou os estudantes a utilizarem aplicativos de criação multimídia e ferramentas de colaboração on-line para desenvolver suas próprias apresentações sobre temas de interesse, como sustentabilidade e inovação. Para garantir uma melhor compreensão, Ana promoveu a discussão sobre a importância da ética e da responsabilidade no uso da tecnologia, motivando os alunos a refletirem sobre como aplicá-las de maneira consciente em suas vidas pessoais e acadêmicas.

Segundo os princípios de apropriação tecnológica propostos por José Manuel Moran, assinale a opção que apresenta o que a prática da professora Ana busca promover.
Durante uma aula de Ciências, o professor Lucas decidiu explorar o tema das mudanças climáticas utilizando diferentes linguagens midiáticas. Ele apresentou um documentário que mostrava o impacto das mudanças climáticas em diversas regiões, seguido de gráficos interativos com dados atualizados sobre a emissão de CO2 e um fórum virtual para que os alunos compartilhassem e debatessem suas reflexões sobre o assunto. Após essas atividades, Lucas propôs que cada aluno produzisse um podcast com a análise do papel da sociedade na preservação ambiental, incentivando-os a relacionar o tema ao seu cotidiano.

Com base na pedagogia de Paulo Freire, assinale a opção que indica o objetivo principal da abordagem adotada pelo professor Lucas.
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A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar.

A Educação Especial, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser ofertada PREFERENCIALMENTE:
De acordo com o Art.14. § 1º da Lei nº 9394/96 – LDB, o Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

Assinale a alternativa INCORRETA:
De acordo com o Art.5º, § 1º da Lei nº 9.394/96 – LDB, O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II. Fazer-lhes a chamada pública.
III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
IV. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.
V. Garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino, diretamente realizadas por ele ou em parceria com organizações internacionais.

Estão CORRETOS: