Filtrar


Questões por página:
As concepções de linguagem, alfabetização e letramento são fundamentais para a prática docente e influenciam diretamente o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Compreender a relação entre esses conceitos e suas implicações para a educação é essencial para que os professores possam criar estratégias pedagógicas que favoreçam uma formação integral dos alunos.
Considerando as práticas de letramento, avalie as afirmativas assinalando (V) verdadeira e (F) falsa.
( ) O letramento implica apenas na capacidade de ler e escrever palavras;
( ) O letramento crítico leva o aluno a refletir sobre o uso da linguagem em contextos sociais;
( ) O processo de letramento está relacionado ao desenvolvimento da interpretação textual;
( ) Alfabetização e letramento são termos intercambiáveis e significam o mesmo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
A compreensão auditiva é fundamental no processo de aprendizagem de línguas, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a comunicação eficaz e a leitura em voz alta é uma prática aliada a esse processo. Qual dos seguintes benefícios dessa prática é mais relevante para o desenvolvimento da compreensão oral e leitura?
Questão Anulada
A avaliação da aprendizagem no contexto das políticas educacionais da educação básica é um tema central e multifacetado. São postos-chaves que ilustram como a avaliação se integra e é influenciada pelas políticas educacionais:
1. Falta de Feedback; 2. Inclusão e Diversidade; 3. Avaliação Externa; 4. Foco na Aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Questão Anulada
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é fundamental como um mecanismo de gestão, pois serve como um guia que orienta as práticas educativas, organizando os objetivos, metodologias e avaliações de forma alinhada à identidade da instituição.
Assinale a alternativa correta que contemple um dos elementos que compõem o PPP e que contribui para que ele atue como um mecanismo de gestão.
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração. Tais processos pressupõem a seleção, naturalizando: