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Questões por página:

Acerca dos tipos weberianos de dominação e a organização religiosa, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Tipo carismático: descansa na entrega de um líder munido de dons extraordinários de santidade e heroísmo, portador de uma mensagem revelada.

II. Tipo tradicional: legitimado pela crença na santidade das tradições do passado, repassadas por um senhor a elas vinculado como guardião autorizado.

III. Tipo racional: fundamenta-se na objetividade e legalidade das ordenações estatuídas, sendo estas marcadas pela impessoalidade e pelo exercício da profissionalidade competente.

Na introdução de sua obra clássica, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber descreve um panorama de racionalização da história ocidental, comparando-a com a história de outros povos do Oriente. O resultado dessa história de racionalização provocou aquilo que Weber chama de desencantamento do mundo. Assinale a alternativa que melhor traduz esse conceito weberiano.
Acerca da tipologia seita-igreja, assinale a alternativa que apresenta apenas características corretas.
Enquanto o homem em sua vida profana experimenta a passagem do tempo, em que, basicamente, um momento é igual ao outro, na vida religiosa, o homem experimenta momentos qualitativamente diferentes. Nesse sentido, qual das concepções a seguir representa a visão que as chamadas religiões monoteístas históricas (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo) têm do tempo?
Mircea Eliade, em seu Tratado de história das religiões, apresenta ritos relacionados a mitos. Interessa ao estudioso ressaltar os aspectos simbólicos dos rituais. Lembra, por exemplo, os ritos ascensionais presentes em vários períodos históricos, em diversos povos e culturas. Esses ritos, conforme o autor, pretendem