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A principal lei do ordenamento educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96, gerada na interação normativa com a Constituição Federal, representa um marco na história da educação brasileira; cujo teor esboça as diretrizes e regras de funcionamento do sistema de ensino brasileiro em sua totalidade; deixando em sua amplitude uma referência para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.


LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023. Acesso em: 8 mar.2025. (adaptado)


Considerando as premissas contidas no Capítulo II - Seção III - Do Ensino Fundamental no artigo 32e seus incisos ao expressar objetivos intermediadores à formação básica do cidadão, avalie as afirmações a seguir.


I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.


II. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.


III. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.


IV. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.


V. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Como documento de gestão dos sistemas de ensino e de gestão pedagógica das escolas, gerado para regular e nortear a elaboração dos currículos para o ensino nas escolas públicas e particulares, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal .pdf. Acesso em 8: mar.2025. (adaptado)


Considerando as competências gerais que norteiam os currículos escolares da Educação Básica expressas na BNCC, avalie as afirmações a seguir.


I. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


II. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


III. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


IV. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.


V. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


É CORRETO o que se afirma em:

A educação inclusiva, nas últimas décadas, vem firmando-se no plano internacional e na legislação brasileira, o que subsequentemente, impulsionou mudanças relevantes no bojo das escolas, ora como inversão de perspectivas no sentido de promover a igualdade de oportunidades e valorização das diferenças e características individuais, ora oportunizando capacitações de professores, alunos, pais e toda a comunidade no fortalecimento dos princípios da cultura inclusiva.


Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf. Acesso em: em: 8 mar.2025. (adaptado)


De acordo com os pressupostos que embasam a educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.


I. A educação inclusiva na perspectiva democrática perpassa pela reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.


II. Uma prática pedagógica inclusiva precisa está fundamentada nos pressupostos da abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.


III. Na perspectiva de inclusão os ambientes escolares propiciam integração social quando suas práticas pedagógicas estão reguladas sob o processo de avaliação universal dos indivíduos.


IV. Transformar uma escola excludente em uma escola inclusiva requer mudanças de concepções, pois é preciso compreender que o processo de aprendizagem é possível dentro de sala de aula regular; de que esses alunos são capazes de estudar, conviver e aprender com os demais.


V. Sob a ótica da educação inclusiva um princípio valorativo e fundamental a ser configurado nas práticas pedagógicas é a rigidez curricular.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

No cerne das temáticas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os fundamentos epistemológicos, ontológicos e metodológicos têm gerado espaços dialógicos de estudos e produzido mudanças nas ações e nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar, de tal modo que, as mudanças, ressignificações e reconstruções possam proporcionar aprendizados consubstanciados na formação dos alunos.


Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 7 mar.2025.


Na perspectiva das ideias expressas no fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir.


I. Em termos metodológicos, interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, vista como produtora de novas configurações e geradora de outros campos do conhecimento.


II. Sob a égide dos pressupostos epistemológicos, a transdisciplinaridade favorece um diálogo vivo, promotor de uma abertura que visa à conjunção, consolidando-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, em uma postura de transcendência.


III. Nas vertentes metodológicas da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, torna-se explícito que a inserção de suas bases se configuram como uma nova perspectiva na formação educacional para uma visão do sujeito global, da valorização da diversidade e da ruptura com modelos que enclausuram o conhecimento.


É CORRETO o que se afirma em:

Em uma sociedade acelerada pela valorização do conhecimento interconectado por um cenário de comunicação e informação digital, mudanças significativas repercutiram no campo da educação, como espaço integrado de saberes, exigindo práticas de ensino inovadoras em respostas às demandas da sociedade do conhecimento. Vê-se, pois, o surgimento das metodologias ativas de ensino e aprendizagem como caminho para despertar a criatividade, a autonomia, a colaboração no processo de ensino-aprendizagem e o despertar de novos papéis a serem assumidos pelos professores e alunos.


Série Educar - Volume 40 – Prática Docente. In: Metodologias ativas e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem. Organização: Editora Poisson – Belo Horizonte–MG: Poisson, 2020.


Considerando as abordagens teóricas das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e seus princípios orientadores, avalie as afirmações a seguir.


I. Consideram o tempo de aprendizagem, as habilidades e competências já alcançadas e o conhecimento prévio de cada aluno, elementos fundamentais para a construção e assimilação de novos conhecimentos.


II. Em contradição as abordagens tradicionais, mudam o paradigma do aluno visto apenas como repositório de informações dando ênfase ao seu papel protagonista no processo de ensino aprendizagem.


III. Tem como centro às práticas pedagógicas, a aula tradicional e o método de ensino que prioriza a memorização passiva.


IV. Ponderam o tempo de aprendizagem as habilidades e competências já alcançadas e o conhecimento prévio de cada aluno, elementos fundamentais para a construção e assimilação de novos conhecimentos.


V. Auxiliam o aluno a perceber-se como agente importante no próprio aprendizado, condição essencial para a sua motivação nas atividades escolares e na busca do conhecimento.


É CORRETO apenas o que se afirma em: