Filtrar


Questões por página:
Em termos epistemológicos o ato de planejar no âmbito da educação vem atraindo a atenção dos estudiosos e pesquisadores para uma ressignificação, em especial, quanto ao planejamento de ensino. Descortina-se a partir desses saberes, a necessidade de transcender as atividades de planejamento que ainda se manifestam no ranço das abordagens tradicionais como processo burocrático, fragmentado e instrumental para percebê-lo como elemento de disputa por significados diversos; como estratégia de política cultural.

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 14 nov.2023.(adaptado)

Acerca do planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. É processo contínuo de reflexão, previsão e decisão que reflete uma organização do trabalho pedagógico da escola e da sala de aula.

II. Prover ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.

III. Contribui para racionalizar as atividades; garantir um ensino efetivo; verificar o ritmo do processo educativo e fornecer maior segurança ao docente na realização dos objetivos previstos.

IV. Possibilita ao professor visualizar o percurso do trabalho desenvolvido, identificar as fragilidades e replanejar as ações, bem como os avanços e a continuidade do concebido.

V. Constitui um elemento integrador entre escola e contexto social, que busca na problemática social, econômica e política elementos de referência, como forma de refletir, intervir e transformar a realidade.

É CORRETO o que se afirma em:
Historicizar o papel da instituição escolar através das especificidades de cada contexto é compreender as múltiplas interpretações nos campos social, da cultura e da educação. O que consiste relançar um olhar analítico sobre a função social da escola, mediante os desafios impostos pela contemporaneidade e a ressignificar sua tarefa educativa como intervenção na realidade e como instrumento de transformação para atender as demandas da dinamicidade à vida em sociedade.

Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riuf c/39125/1/2013_eve_rlfreitas.pdfAcess o em: 12 nov.2023. (adaptado)

Considerando o texto-base e os pressupostos sobre a função da escola no contexto contemporâneo, avalie as afirmações a seguir.

I. Pautar o trabalho educativo no desenvolvimento da capacidade e habilidade do pensamento do aluno formando atitudes, valores e a realização como cidadão, conhecendo suas limitações e possibilidades de transformação.

II. Substanciar a luta pelo acesso e permanência no processo de escolarização através dos parâmetros análogos e articulados com os interesses dominantes.

III. Favorecer a aprendizagem de conceitos, teorias, desenvolver capacidade e habilidade de pensamento, formar atitudes e valores objetivando a realização dos alunos como pessoas e profissionais-cidadãos.

IV. Asseverar a formação dos alunos como cidadãos capazes de se posicionar consciente e criticamente diante das situações-problemas vividos.

V. Propiciar a formação integral do aluno, o qual tenha acesso ao conhecimento culturalmente produzido pela humanidade e que possa posicionar-se criticamente diante da realidade em que está inserido.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

A principal lei do ordenamento educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96, gerada na interação normativa com a Constituição Federal, representa um marco na história da educação brasileira; cujo teor esboça as diretrizes e regras de funcionamento do sistema de ensino brasileiro em sua totalidade; deixando em sua amplitude uma referência para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.


LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023. Acesso em: 8 mar.2025. (adaptado)


Considerando as premissas contidas no Capítulo II - Seção III - Do Ensino Fundamental no artigo 32e seus incisos ao expressar objetivos intermediadores à formação básica do cidadão, avalie as afirmações a seguir.


I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.


II. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.


III. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.


IV. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.


V. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Como documento de gestão dos sistemas de ensino e de gestão pedagógica das escolas, gerado para regular e nortear a elaboração dos currículos para o ensino nas escolas públicas e particulares, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal .pdf. Acesso em 8: mar.2025. (adaptado)


Considerando as competências gerais que norteiam os currículos escolares da Educação Básica expressas na BNCC, avalie as afirmações a seguir.


I. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


II. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


III. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


IV. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.


V. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. É CORRETO o que se afirma em:

A educação inclusiva, nas últimas décadas, vem firmando-se no plano internacional e na legislação brasileira, o que subsequentemente, impulsionou mudanças relevantes no bojo das escolas, ora como inversão de perspectivas no sentido de promover a igualdade de oportunidades e valorização das diferenças e características individuais, ora oportunizando capacitações de professores, alunos, pais e toda a comunidade no fortalecimento dos princípios da cultura inclusiva.


Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf. Acesso em: em: 8 mar.2025. (adaptado)


De acordo com os pressupostos que embasam a educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.


I. A educação inclusiva na perspectiva democrática perpassa pela reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.


II. Uma prática pedagógica inclusiva precisa está fundamentada nos pressupostos da abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.


III. Na perspectiva de inclusão os ambientes escolares propiciam integração social quando suas práticas pedagógicas estão reguladas sob o processo de avaliação universal dos indivíduos.


IV. Transformar uma escola excludente em uma escola inclusiva requer mudanças de concepções, pois é preciso compreender que o processo de aprendizagem é possível dentro de sala de aula regular; de que esses alunos são capazes de estudar, conviver e aprender com os demais.


V. Sob a ótica da educação inclusiva um princípio valorativo e fundamental a ser configurado nas práticas pedagógicas é a rigidez curricular.


É CORRETO apenas o que se afirma em: