Questões de Concurso
Filtrar
14.293 Questões de concurso encontradas
Página 74 de 2.859
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, segundo a BNCC e o DCRC, precisam ser garantidos e devem ser concretizados nos campos de experiência. Não podem ser considerados de forma fragmentada e ganham especificidades nos diferentes campos de experiência. Abaixo, estão destacados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, exceto:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
A Documentação Pedagógica na Educação Infantil trata-se de um “processo de tornar o trabalho pedagógico (ou outro) visível ao diálogo, interpretação, contestação e transformação” (Dahlberg,2016, p.229). Documentar o processo vivido pelos bebês e crianças deve envolver a conjugação de três ações inseparáveis, que são:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
A BNCC destaca como parte do trabalho do(a) professor(a) “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças”. Sobre a elaboração de procedimentos para o acompanhamento da prática pedagógica, Micarello (2010, p.4) aponta que se deve partir da concepção existente sobre criança e currículo, e apresenta alguns princípios que poderão ajudar as instituições na elaboração dos mesmos. São eles:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
O DCRC destaca que os gestores, funcionários, professoras/professores e demais profissionais que lidam com a Educação Infantil desenvolvam um trabalho com as famílias tendo como base pontos relevantes discutidos nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2011, p.24 e 25). Nessa perspectiva, a família e a escola devem cultivar uma relação de confiança, na qual os saberes familiares sejam considerados, a:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Os ambientes de aprendizagem na instituição de Educação Infantil ultrapassam os limites das salas de atividades das crianças e devem ser planejados intencionalmente para que crianças e adultos vivenciem experiências diversificadas. Abaixo, apresentamos os aspectos necessários para a estruturação dos ambientes de vivências e aprendizagens para todas as crianças e bebês, exceto: