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Myrtes Alonso, no seu texto “A Supervisão e o desenvolvimento profissional do professor”, publicado no livro “Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação (2010)”, organizado por Naura S. Carapeto Ferreira, propõe uma mudança no papel da supervisão, com vistas à formação de professores, ganhando “[...] novas dimensões, passando de controlador e direcionador para estimulador e sustentador do trabalho docente.”


Partindo dessa concepção em que a supervisão é um trabalho de assessoramento aos docentes e equipe escolar, a autora destaca que esse trabalho deverá ser encarado como uma interação entre

O texto a seguir é referente ao artigo “O Trabalho do Pedagogo nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: algumas análises”. Leia-o, completando as lacunas.


Os profissionais desses espaços devem, além do conhecimento sobre a sua área específica, buscar _________________ relacionados à realidade política, econômica e social. Para que o pedagogo possa contribuir efetivamente com processos educativos no espaço dos Institutos Federais, é importante que ele tenha construído em sua _____________ qual é o seu real _____________ nesse espaço.


As palavras/expressões que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:

No artigo “O Trabalho do Pedagogo nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: algumas análises”, as autoras, ao analisarem o cenário sobre a atuação do pedagogo, encontrado em trabalhos publicados, pontuam que são desafios dos pedagogos dos Institutos Federais:

A Instrução Normativa nº 03/16 dispõe sobre os procedimentos relativos ao planejamento de estratégias educacionais a serem dispensadas aos estudantes com deficiência.


A respeito das estratégias que devem ser adotas no planejamento educacional, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.


(_) Acolhida do estudante com deficiência autodeclarada no processo seletivo ou identificada no transcurso do processo educativo, por meio da mobilização do NAPNE do Câmpus, equipe técnico-pedagógica, além de representantes da equipe gestora do Câmpus, compondo equipe multidisciplinar sob a coordenação de, no mínimo, um docente com formação específica em Educação Especial, para a construção do Plano de Atendimento Educacional Especializado.

(_) Realização, pelos membros da equipe multidisciplinar, de entrevistas, reuniões, observações ou outras estratégias diagnósticas cabíveis com o próprio estudante, familiares e profissionais eventualmente envolvidos na sua assistência extraescolar, visando à obtenção de informações, laudos clínicos e exames que subsidiem a elaboração do diagnóstico biopsicossocial do estudante, bem como o planejamento das estratégias educativas a serem adotadas para o favorecimento de seu êxito escolar e inclusão social.

(_) Mobilização dos professores, da equipe multidisciplinar e dos técnicos em assuntos educacionais para a delimitação do perfil acadêmico do estudante, por meio do Instrumento de Diagnóstico Escolar.

(_) Elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado, sob a coordenação e supervisão do NAPNE do Câmpus e equipe multidisciplinar, com o apoio consultivo dos serviços técnicos das Pró-reitoras e apoio executivo do Departamento de Ações Inclusivas e da Direção do Câmpus, no que couber, conforme demandas específicas.

(_) Implementação do Plano de Atendimento Educacional Especializado sob a coordenação da equipe elaboradora, sendo avaliado trimestralmente pelo NAPNE do Câmpus.


A sequência correta, de cima para baixo, é

Fica instituída a Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul, orientada para ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e para pessoas com deficiência e defesa dos direitos humanos.


Este é o artigo 1º do documento que define a Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul.


Sobre os parágrafos que o complementam,


I. Essa política efetiva o acesso e permanência de todos os estudantes, através da acessibilidade e dos recursos necessários em todos os cursos oferecidos pelo Instituto, exclusivamente para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, desde que em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oriundos de escolas públicas.

II. É papel dessa política, de forma transversal, articular o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão do IFSul, de forma a garantir os preceitos dos direitos humanos para o corpo discente, docente e servidores técnico-administrativos.

III. Essa política propõe o acesso e permanência de todos os estudantes, através da acessibilidade e dos recursos necessários, em todos os cursos oferecidos pelo Instituto, prioritariamente para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oriundos de escolas públicas.

IV. É papel dessa política, de forma integrada, articular o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão do IFSul, priorizando os preceitos dos direitos humanos para o corpo discente, docente e servidores técnico-administrativos.


Estão corretas apenas as afirmativas