Filtrar


Questões por página:
Segundo a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, em seu Art.2º, o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

Considerando o AEE para o estudante com deficiência, o professor de atendimento educacional especializado deve propor experiências de aprendizagem que auxiliem
De acordo com o Glossário da educação especial: Censo Escolar Ministério da Educação – 2020, o estudante com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) ou altas habilidades/ superdotação terá oportunidade de realizar a prova do SAEB com acessibilidade desde que a unidade de ensino tenha declarado o tipo de recurso e/ou serviço para este fim.

Relacione os tipos de acessibilidade relacionados a seguir aos respectivos conceitos.

1. Guia-intérprete
2. Auxílio ledor
3. Prova superampliada
4. Vídeo Libras

( ) Material impresso com fonte no tamanho 24, imagens ampliadas e outras adaptações para facilitar a leitura.

( ) Dispositivo de mídia em vídeo apresentando a tradução para a Língua Brasileira de Sinais.

( ) Serviço especializado de leitura de material didático.

( ) Profissional especializado em técnicas de interpretação, comunicação e guia para mediar a interação e o processo de ensino-aprendizagem (língua oral ampliada, escrita na palma da mão, alfabeto manual tátil, língua de sinais tátil etc.).



Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A gestão escolar democrática e participativa está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 no art.3º inciso VIII, que define bases sobre as quais o ensino será ministrado, apontando a gestão democrática do ensino público, como uma delas.

No entanto, sabe-se que em grande parte das unidades de ensino esse princípio ainda não é uma realidade, o que é um problema central pois é por meio da gestão democrática que a escola cumpre seu papel de educar para a cidadania.
Avalie, nesse sentido, se a gestão democrática e participativa permite

1. definir, construir e avaliar o projeto político pedagógico;
2. administrar os recursos;
3. garantir um processo educativo que valorize a diversidade;
4. assegurar a participação dos vários segmentos da comunidade escolar.


Estão corretas as afirmativas
O Projeto Político Pedagógico (PPP) representa o contrato de trabalho de nível democrático da escola com toda a comunidade escolar e guarda em si duas dimensões indissociáveis da educação – a política e a pedagógica, além de ser respaldado pela exigência da Lei nº 9.394/96, a LDBEN, em seus artigos 3º, 12 e 14, bem como pela Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, em seu Art.10.
Santos, em A escola comum inclusiva (Brasília,2010) menciona que o PPP não deve ser “entendido como um documento exigido pela burocracia [...], mas como registro de significados a serem outorgados ao processo de ensino e de aprendizagem.”

Em relação ao PPP, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Necessita da participação efetiva de toda a comunidade escolar, o que confere autonomia para uma gestão democrática.

( ) O seu caráter político está presente na representação que a escola faz de si mesma como espaço de formação para a cidadania, enquanto seu caráter pedagógico está presente na organização das ações educativas necessárias para esse processo.

( ) Deve contemplar a organização e os recursos do AEE.



As afirmativas são, respectivamente,
Ao longo de todo o percurso histórico-cultural, desde seu surgimento até aqui, a função social da escola tem sido pensada e repensada por muitos teóricos, poderes políticos e comunidade em geral.

Enquanto espaço educativo, a dialética de seu próprio processo de significado, perguntar-se: para além do compromisso educativo, como, para quem e por que educar?

Diante das possibilidades de mudança e afastando-se do retrocesso, deveria ser ampliado o diálogo na construção de si mesma, em busca do elo perdido: a função social da escola inclusiva, que pode estar determinada