Filtrar


Questões por página:
Sobre a filosofia, assinale a alternativa correta.
Uma coordenadora pedagógica percebe que uma professora da equipe tem dado aulas extras e orientações particulares, fora do horário escolar, para um grupo restrito de alunos que pagam por essas aulas. A coordenadora está ciente de que esse atendimento exclusivo está favorecendo apenas alguns alunos em detrimento de outros. Nesse sentido, a abordagem mais ética que a coordenadora pedagógica deve adotar é:
Em um período de transição para o capitalismo, marcado pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial na Inglaterra, e em meio a uma crise econômica e social que levou ao questionamento da Igreja e dos conhecimentos por ela produzidos, tornou-se necessário encontrar novas justificativas para a relação entre Deus e o homem. Nesse contexto, um grande filósofo recorreu a Aristóteles para distinguir entre essência e existência, considerando que o ser humano, em sua essência, busca a perfeição por meio da existência. No entanto, ele introduziu uma perspесtiva religiosa, afirmando que somente Deus seria capaz de reunir essência e existência em igualdade. De qual filósofo é esse pensamento?
Johan Huizinga, em sua obra "Homo Ludens", analisa o jogo como um fenômeno cultural fundamental, anterior à própria cultura. Analise as afirmativas a seguir sobre as características formais do jogo, segundo o autor:

I.O jogo é uma atividade livre, exercida dentro de determinados limites de tempo e espaço, segundo regras obrigatórias, mas livremente consentidas, dotado de um fim em si mesmo.

II.O jogo é sempre caracterizado por sua seriedade e por sua conexão direta com as necessidades materiais da vida, sendo uma atividade utilitária que visa à produção de bens ou à sobrevivência.

III.O jogo cria uma ordem própria e absoluta, sendo que a menor infração às regras estraga o jogo, desfaz seu mundo particular e retira seu valor, o que revela o caráter frágil e ao mesmo tempo rigoroso do universo lúdico.


Está correto o que se afirma em:
Segundo Oliveira e Grispun (2012), na Antiguidade, a orientação educacional não apresentava o caráter pedagógico e interdisciplinar que vemos atualmente, mas já demonstrava uma preocupação considerável com os estudantes. Destaca-se como o principal precursor dessa concepção um importante filósofo, cujo conceito de escola era baseado na ideia de que os mais capacitados deveriam ocupar cargos de liderança e direção, ao passo que as demais pessoas desempenhariam funções secundárias e com menor grau de responsabilidade. Esse filósofo era: