Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia as afirmações sobre a verdade em Descartes. I) A definição de verdade é expressa pelo princípio de correspondência, a saber, a conformidade do pensamento com o objeto. II) Clareza e distinção são os critérios para determinar como verdadeiro o que se concebe. III) O conceito de verdade não é ignorado, porque sua construção pode ser confirmada com uma fácil demonstração. IV) A definição de verdade é resultado de uma convenção, que qualquer pessoa ao apreender uma língua passa, assim, ter a definição como padrão. Assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS a respeito da posição de Descartes sobre a verdade.
Nas “Meditações”, Descartes adverte que apesar de só nos juízos é que se pode encontrar “falsidade formal e verdadeira”, pode encontrar-se nas ideias uma falsidade material. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de ideias materialmente falsas segundo Descartes.
“Não é contrariando a natureza que as virtudes [morais] se geram em nós. Diga-se, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito. [..., e] pelos atos que praticamos em nossas relações com os homens nos tornamos justos ou injustos” (ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco) Considerando a passagem citada, assinale a alternativa INCORRETA.
Em sua obra “Ética a Nicômaco”, Aristóteles mostra que é a amizade que produz o desejo de viver junto, na forma da convivência política. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à concepção de amizade em Aristóteles.
Em “Verdade e Método”, Gadamer destaca o significado da distância temporal entre o intérprete e o autor do texto. Assinale a alternativa que apresenta a posição de Gadamer sobre o tempo no processo de interpretação.