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Questão Anulada
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Entre os fatores que influenciam o cálculo da velocidade de máximo alcance (melhor coeficiente entre espaço percorrido e combustível consumido) para aviões convencionais (propulsados por um motor ou turbina tracionados por uma hélice) incluem-se altura, peso, temperatura e configuração da aeronave. Especificamente em relação ao peso, para um voo em rota sem mudança de altura, temperatura e configuração, à medida que o combustível é consumido e o peso da aeronave diminui, a velocidade de máximo alcance aumenta.
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No caso de falha de funcionamento de algum instrumento, equipamento ou sistema de uma aeronave, compete ao piloto em comando determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, após consultar a Master Minimum Equipament List (MMEL), emitida pelo fabricante da aeronave. Caso não exista essa lista, o piloto deverá, então, solicitar à ANAC a emissão de uma lista de equipamentos mínimos (MEL) para a operação da aeronave.
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Considere que um helicóptero H-XX, cuja velocidade ideal de subida é igual a 80 kt, tenha decolado do Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, no perfil SID ANKUB 1B pela pista 02L, cuja carta de subida determina um gradiente mínimo de subida 5,3% até 2000 ft e 3,3% após os 2.000 ft. Considerando-se esses dados, é correto afirmar que o piloto da aeronave seguiu o procedimento de subida adequado ao aplicar uma razão de subida de 300 ft/min por todo o perfil de subida (0 ft até 5.000 ft), de modo a evitar o sobrevoo da Ponte Rio-Niterói a baixa altura.
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O piloto que, ao decidir sobre o perfil de voo a ser utilizado, opte por voar em condições visuais (VFR), deverá cumprir as seguintes condições: manter referência com o solo ou água, de modo que as formações meteorológicas abaixo do nível de voo não obstruam mais da metade da área de visão do piloto; voar abaixo do nível de voo 150 (FL 150) e voar com velocidade de no máximo 380 kt no espaço aéreo classe “B” ou 380 kt IAS acima do FL100 para todas as outras classes de espaço aéreo e 250 kt abaixo do FL 100 para todas as outras classes de espaço aéreo.
Questão Anulada
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De acordo com o RBHA 121, o peso de decolagem dos operadores da aviação comercial brasileira deve ser relacionado no manifesto de carga, em que devem constar informações referentes ao peso, tais como: peso máximo permissível para o voo que não pode exceder o peso máximo de decolagem, considerando-se a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com o peso máximo estrutural de pouso na chegada ao aeródromo de destino (ou de primeiro pouso); peso máximo de decolagem, considerada a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com as limitações de distância de pouso na chegada ao aeródromo de destino ou de alternativa.