Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As perdas que ocorrem nos grãos são, geralmente, de dois tipos: perda de qualidade — o produto sofre perda de peso pelos danos causados, principalmente, por ataque de insetos —; e perda física — as qualidades intrínsecas, essenciais do produto, são alteradas pela ação de fungos, que causam fermentação, modificações organolépticas e redução do valor nutritivo dos grãos.
mostrar texto associado
Na colheita da soja, como é o caso de variedades de sojas tardias, que produzem vagens a pouca altura do solo, cerca de 10% dos grãos ficam no solo, em decorrência da falta de regulagem da colhedora e da velocidade inadequada.
mostrar texto associado
A oscilação hídrica, a nutrição desbalanceada e o atraso da colheita são fatores responsáveis pela perda de qualidade de alimentos na própria lavoura, como, por exemplo, a decorrente da rachadura das raízes de cenoura e da batata-doce.
mostrar texto associado
Na secagem de alimentos por liofilização, há circulação de ar quente pelo alimento, perda de água e consequentemente perda nutricional.
mostrar texto associado
Sob atmosfera controlada, em que o CO2, o O2, a temperatura e a umidade relativa do ar são parâmetros monitorados, a couve-flor pode ser conservada por até seis meses; após esse tempo, podem-se detectar odor e sabor desagradáveis, perda de peso, murchamento, amarelecimento e escurecimento.