Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa correta sobre os grupos do PRONAF.

I. Grupo A: Agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), público-alvo do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e os reassentados em função da construção de barragens. Conseguem financiamento das atividades agropecuárias e não agropecuárias.

II. Grupo B (Microcrédito Rural): Agricultores familiares com renda bruta anual familiar de até R$ 6 mil. Conseguem financiamento das atividades agropecuárias e não agropecuárias no estabelecimento rural ou áreas comunitárias próximas.

III. Grupo A/C: Agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou público-alvo do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que já tenham contratado a primeira operação no Grupo A. Conseguem financiamento do custeio das atividades agropecuárias, não agropecuárias e de beneficiamento ou industrialização da produção.
Assinale a alternativa correta.

I. As verbas do PRONAF podem custear a manutenção do beneficiário e de sua família.

II. As verbas do PRONAF podem custear aquisição de animais destinados à produção necessária à subsistência.

III. As verbas do PRONAF podem custear grandes latinfundiários.
Assinale a alternativa correta.

I. Pescadores artesanais: são os que se dedicam à pesca artesanal, com fins comerciais; podem ser autônomos, com meios de produção próprios, ou trabalhar em regime de parceria com outros pescadores igualmente artesanais. São atendidos pelo PRONAF.

II. Comunidades quilombolas: são os que praticam atividades produtivas agrícolas e/ou não agrícolas de beneficiamento e comercialização de seus produtos, em áreas de antigos quilombos ocupadas por grupos de afro descendentes.

III. Silvicultores: são os que cultivam florestas nativas ou exóticas e que promovem o manejo sustentável daqueles ambientes.
Os produtores rurais familiares que atendem as exigências do PRONAF podem exercer atividades agropecuárias e não agropecuárias no estabelecimento. Abaixo estão alguns exemplos destas atividades não agropecuárias, assinale aquela alternativa que não condiz com uma dessas atividades.
Para ter acesso ao PRONAF Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é necessário as condições relacionadas nas alternativas abaixo, exceto: