Filtrar


Questões por página:
A superfície terrestre não se desenvolve sobre um plano, entretanto superfícies de projeção, que podem ser planas ou desenvolvíveis em um plano a partir de cones, cilindros ou esferas, transformam a superfície terrestre em um plano. Tais superfícies de projeção podem ser normais, oblíquas ou transversas.

Nesse sentido, projeções oblíquas são aquelas em que o
A estimação de intensidade de Kernel é um método eficiente no processo de análise espacial por pontos que representam eventos discretos, como, por exemplo, casos de dengue em estudos epidemiológicos. Nesse método, considera-se um raio de pesquisa que é centralizado em cada ponto da amostra e aplica-se uma função real, contínua e simétrica, cuja integral soma um, semelhante à função densidade de probabilidade. Esse raio de pesquisa pode variar, dependendo do tipo de fenômeno em que se baseia o estudo e da unidade territorial utilizada.

Para se obter uma estimação suavizada da densidade de probabilidade univariada ou multivariada de uma amostra, deve-se considerar que
Desejando elaborar um mapa de preservação a partir do mapa de uso de solos, um pesquisador recorreu à operação matricial (raster) para efetuar a fusão de matas nativas e áreas de mangue.

A operação escolhida pelo pesquisador foi a de

Na Krigagem, a autocorrelação espacial pode ser usada para estimar valores em pontos não amostrados. O recurso matemático que oferece esse tratamento é chamado de semivariograma.

Considere o semivariograma mostrado a seguir.



A quantificação do efeito causado pela variância aleatória e a distância dentro da qual as amostras se apresentam correlacionadas espacialmente no semivariograma acima são dados, respectivamente, pelos valores

Na análise do grau de dependência espacial, entre as observações em um determinado espaço geográfico, empregando-se o Índice de Moran global, utiliza-se uma matriz de proximidade espacial para estimar a variabilidade espacial de dados de área. É um procedimento custoso que pode ser feito de acordo com vários critérios.

O critério de Cliff e Ord (1981) para a matriz de pesos espaciais gerais considera