Filtrar


Questões por página:
De acordo com Sabino e Rocha (2004), os novos modelos de telefone influenciaram o trabalho do Profissional de Secretariado. Antes esse Profissional teria que saber como solicitar à telefonista uma ligação; ele não necessitava saber os números dos telefones ou mantê-los anotados; bastava saber o nome do assinante para que a telefonista o identificasse. Sobre um bom atendimento telefônico, analise as afirmativas abaixo:
I. Considerar fatores, como pronúncia, velocidade e altura da voz, ênfase nas palavras importantes, repetindo-as ou usando pausas. II. Só atender após o terceiro toque, cumprimentando o interlocutor e utilizando as frases “quem gostaria?” e “fulano de onde?”, antes de transferir a ligação. III. Sendo do mesmo nível hierárquico, quem fez a chamada espera na linha. IV. Mostrar respeito pela pessoa com quem está falando. Entretanto, se o interlocutor estiver muito irritado, bradando ao telefone, responder no mesmo tom. V. Ao receber uma chamada e anotar o recado, colocar data, hora, nome completo da pessoa que ligou da empresa e do departamento de quem ligou, número do telefone, conteúdo do assunto e nome da pessoa a quem a chamada era destinada.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
Visualizar Questão Comentada
O manuseio da correspondência deve ser adaptado às particularidades de cada empresa. Em relação a esse manuseio, assinale a alternativa INCORRETA.
As atividades do Profissional de Secretariado são as mais diversas. Dentre elas, Medeiros (2006) destaca: assistência ao executivo, tomar ditado de cartas, atender a telefonemas, fazer chamadas telefônicas, anotar recados, atender clientes e visitas, arquivar correspondências, dentre outras. Em relação a tomar ditados, é CORRETO afirmar que
De acordo com Alonso (2002), Etiqueta e Ética estão intimamente relacionadas e não é possível tê-las na vida profissional, se não a desenvolvemos primeiramente no aspecto pessoal. Sobre as regras de Etiqueta Profissional, analise as afirmativas a seguir:
I. Postura correta, asseio pessoal e maquilagem bem aplicada (no caso das mulheres), apresentação correta do vestuário e coordenação de atitudes e gestos. II. Um código de etiqueta tem sido passado para os usuários de internet. Trata-se de estabelecer um padrão de cortesia para e-mail; não é exigência, mas é de bom tom observar essas convenções, a exemplo de mensagens em maiúsculas que são consideradas ofensivas. III. Uma boa convivência com os colegas na empresa também exige algumas regras de etiqueta, como não invadir o ambiente de trabalho com a música nem tampouco se isolar com o fone de ouvido a ponto de obrigar seus colegas a se levantarem para chamar a sua atenção. IV. Quando se fala ao telefone celular, deve-se aumentar o tom de voz ou procurar um local apropriado onde possa ouvir e falar normalmente, embora a conversa interesse a todos no ambiente. V. O corpo e as atitudes falam; assim gesticular a todo o momento, pôr a mão na cabeça, mexer nos cabelos, falar alto, roer as unhas, falar cutucando a pessoa que está ao seu lado para lhe chamar a atenção são gestos deselegantes em ambientes sociais e profissionais.
No que tange à Etiqueta Profissional, está INCORRETO o que se afirma, apenas, em
Medeiros (2006) afirma que, ao recepcionar alguém, o Profissional de Secretariado deverá informar-se quanto ao nome da visita, da organização a que pertence ou representa, do propósito e do assunto a ser tratado. Além dessas informações, para recepcionar com eficiência, é CORRETO afirmar que