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A sequência de operações que consiste em estabelecer o prazo de vida dos documentos, de acordo com seus valores probatório ou informativo é:
Sobre tabela de temporalidade, analise as afirmativas a seguir.
I. No âmbito do Ministério da Educação, há duas tabelas de temporalidade: a de atividades meio e a de atividades fim. II. As tabelas de temporalidade não utilizam os conceitos de fases corrente e intermediária para os prazos de guarda. III. O acervo acadêmico, no âmbito das instituições de ensino superior, não é contemplado na tabela de temporalidade editada pelo Ministério da Educação.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a gestão arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. Documento é a unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou o formato. II. Documento arquivístico é aquele recebido e/ou produzido por uma entidade no desenvolvimento de suas atividades. III. São qualidades dos documentos arquivísticos: unicidade, organicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade. IV. A guarda de documentos segue padrões institucionais, não havendo previsão legal para tabelas de temporalidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
Conforme GONÇALVES (1998), na fase corrente, o plano de classificação de documentos de arquivo deve abranger todos os tipos documentais produzidos/acumulados pela entidade, pois todos eles devem ser objeto de organização, estando, portanto, sujeitos à classificação e à ordenação. Sendo assim, o plano de classificação será também extremamente útil à elaboração dos planos de destinação e das tabelas de temporalidade, essenciais no processo de:
Na literatura científica do campo da Arquivologia, intensificam-se os debates acerca da necessidade de um novo perfil do profissional de arquivo que não seja apenas um organizador de papéis, que lute por uma posição mais proativa de seu saber, que rompa com o mito da objetividade e imparcialidade da área. Para HEYMANN (2008), existe uma fase no processo de tratamento dos arquivos onde esta concepção do arquivista não como um mero conservador, mas como “produtor” de saber, aparece especialmente. É no processo de: