Filtrar


Questões por página:

O primeiro caso da pandemia pelo novo coronavírus, SARS-CoV2, foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019. Desde então, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países. Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como uma pandemia.


Sobre a pandemia do novo coronavírus, é CORRETO afirmar que:

É prevista a implantação da estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas unidades básicas de saúde como uma possibilidade para a reorganização inicial da atenção básica com vistas à implantação gradual da Estratégia de Saúde da Família (ESF).


São itens necessários à implantação dessa estratégia, EXCETO:

Dos insumos farmacêuticos, descritos pela RDC nº 63/12, temos, no artigo 8º, que sem prejuízo do disposto no art.7º, a elaboração da nomenclatura das DCB dos insumos farmacêuticos deve obedecer às seguintes regras:


I- A denominação comum ou genérica brasileira de substâncias químicas deve ser escrita em letras minúsculas, exceto no início de frases, quando a primeira letra é maiúscula.

II- É vedado o uso do nome comercial, marca de fábrica ou outros nomes de fantasia como Denominações Comuns Brasileiras (DCB).

III- Deve haver espaço após os prefixos utilizados na DCB.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Os medicamentos e insumos farmacêuticos devem ser acondicionados em condições de temperatura e umidade adequadas. Assinalar a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA.
Sobre os mecanismos envolvidos nas reações adversas aos medicamentos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Surdez em pacientes com insuficiência renal tratados com aminoglicosídeos.
(2) Sonolência após uso de clonazepam como ansiolítico.
(3) Redução do efeito da carbamazepina como anticonvulsivante após algum tempo de uso.
(4) Descoloração do esmalte dentário causado pelo uso de tetraciclinas por crianças.

( ) Efeito colateral.
( ) Superdosagem relativa.
( ) Efeito secundário.
( ) Tolerância.