Filtrar


Questões por página:
O comportamento organizacional e a dinâmica organizacional são fundamentais para o sucesso de uma empresa, pois refletem a interação entre os indivíduos e os grupos dentro da organização. Sobre esses conceitos, analise as afirmações abaixo:

I.A dinâmica organizacional compreende os processos de mudança e adaptação dentro da empresa, influenciando diretamente a forma como os grupos e indivíduos se relacionam e se ajustam às novas condições.
II.A dinâmica organizacional está relacionada apenas ao comportamento individual dos colaboradores, sem considerar as influências do ambiente organizacional.
III.O comportamento organizacional envolve exclusivamente a observação das atitudes dos líderes, sem envolver as interações dos demais membros da organização.

Após análise, assinale a alternativa correta.
A forma de se expressar e comunicar está sujeita a diversas interpretações; se não forem claras, podem gerar indisposição com outros indivíduos, voluntária ou involuntariamente. (SAMPAIO,2000.)
Considerando os conceitos que influenciam no tipo de relação entre as pessoas, analise as afirmativas a seguir.
I. A autoestima é a forma como o indivíduo se vê e se avalia, se ele se aceita, possui autoconfiança, entusiasmo, dignidade, enfim, possui uma autoestima elevada, contribui para melhores relações humanas na organização. II. A linguagem corporal ensina que o “corpo fala” e, conforme a atitude e a postura, os interlocutores são capazes de detectar as intenções para com eles, o que pode piorar as relações humanas nas organizações. III. O comportamento adotado envolve o respeito às normas de convivência em cada ambiente e, em locais que exigem concentração, falar alto atrapalha outras pessoas, piorando as relações humanas na organização. IV. Os assuntos controvertidos exigem prudência, pois podem causar atritos conforme o ambiente ou com que se fala, sendo melhor evitá-los, atitude que contribui para piorar as relações humanas na organização.
Está correto o que se afirma apenas em

Os modelos de Gestão de Pessoas, em sua evolução histórica, desenvolveram-se em torno de conceitos-chave determinantes da sua forma de atuação e direcionamento de uma organização, os quais, quando analisados, permitem a compreensão das suas especificidades e complementaridades ao longo da história.
(FLEURY,2002.)

Os modelos de Gestão de Pessoas são classificados em quatro perspectivas, sobre as quais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal: distinguir a administração de pessoal processual e burocrática, da Gestão de Recursos Humanos, voltada para a integração, o comprometimento, a flexibilidade, a adaptabilidade e a qualidade.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano: atuação sobre comportamento e entendimento de que os empregados são um fator de produção, cujos custos deveriam ser administrados de forma semelhante aos custos dos demais fatores de produção.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas Estratégica: vincular a gestão de pessoas às estratégias, às políticas e às práticas da organização, adaptando as necessidades desta e promovendo as pessoas como elementos de diferenciação.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas baseada nas Competências: competências definem a competitividade das organizações e oportunidades a serem aproveitadas por meio do desenvolvimento das competências pessoais.

A sequência está correta em
Os objetivos e parâmetros dos processos de gestão de pessoas classificam-se em
A qualidade de vida no trabalho é diretriz estruturante e preocupa-se em diagnosticar as causas dos problemas para que as organizações possam cuidar do bem-estar dos trabalhadores ao mesmo tempo que se preocupa com a eficiência e eficácia de seus processos produtivos. Dentre os modelos que oferecem um referencial para avaliação, aquele que trabalha com oito critéros que afetam de maneira mais significativa o trabalhador na situação de trabalho, sendo um desses critérios o da integração social na empresa, é conhecido como modelo de