Filtrar


Questões por página:
Atualmente, a técnica mais utilizada no controle genético de animais de laboratório é a reação em cadeia da polimerase (PCR). Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a reação em cadeia da polimerase (PCR).
Sobre geração de animais nocaute ou knockout, analise as afirmativas a seguir.
I. Animais nocaute podem ser produzidos a partir de células-tronco embrionárias modificadas geneticamente. A modificação genética consiste na troca de um gene íntegro e funcional, por um transgene contendo o mesmo gene desativado ou alterado.
II. As células-tronco embrionárias são provenientes da massa interna do blastocisto do camundongo e são totipotentes, isto é, capazes de contribuir para a grande parte do embrião quando injetadas na cavidade interna de um blastocisto receptor.
III. O embrião resultante da manipulação contém, de maneira constitutiva, duas linhagens celulares distintas, uma proveniente das células-troco do blastocisto doador e outra originária do blastocisto receptor.
Assinale:
Analise as afirmativas a seguir que tratam do método de criopreservação denominado de vitrificação.

I. A vitrificação é um processo ultra-rápido, porém também envolve a passagem por várias temperaturas de congelamento, como no método de congelamento lento, mas sem a ocorrência de cristalização dos meios.

II. A vitrificação está baseada na geração de uma rápida desidratação celular com a utilização de uma solução com concentração de crioprotetor por volta de 40% e o crioprotetor mais utilizado neste método é o etilenoglicol.

III. A permeação dos crioprotetores é considerada essencial na vitrificação, pois podem levar à toxicidade celular dependendo do tempo de exposição e da temperatura.

Assinale:
Sobre a técnica de transgenia por microinjeção pronuclear, é correto afirmar que:
Sobre os fundamentos da biologia molecular aplicados ao controle genético de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir.
I. No controle genético das linhagens de roedores mantidas nos biotérios, a técnica que envolve a amplificação em cadeia da polimerase (PCR) é a mais utilizada atualmente. Os marcadores moleculares mais utilizados são os microsatélites, sendo os mais abundantes e informativos para os roedores, aqueles que contém repetições de dinucleotídeos do tipo (CA)n, sendo n o número de repetições.
II. Os loci microsatélites são altamente polimórficos e codominantes entre as diferentes linhagens de roedores. O polimorfismo identificado por este tipo de marcador molecular é denominado de polimorfismo de comprimento de fragmento microsatélite e pode ser evidenciado, após amplificação, por eletroforese em gel de agarose ou poliacrilamida.
III. Com o gel de agarose, os resultados são alcançados mais rapidamente do que com o gel de poliacrilamida, entretanto este gel é limitado à identificação de polimorfismo entre diferentes alelos de um mesmo locus de, no mínimo, 8%.
Assinale: